Em Barreiras, Secretaria de Saúde entrega mais 80 próteses e órteses para pacientes do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho

A Secretaria de Saúde de Barreiras realizou nesta quarta (20) e quinta-feira (21), mais um importante momento com pacientes em tratamento e reabilitação do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II). Desta vez, foram entregues 48 órteses beneficiando 30 usuários, 40 próteses para 39 usuários, e a realização de novas medidas de 78 usuários.

Além de Barreiras, nesse primeiro momento foram contemplados pacientes dos municípios de Cocos, Santa Maria da Vitória, Paratinga, Riachão das Neves, Ibotirama, Correntina, Serra do Ramalho, São Desidério, Barra, Coribe, Bom Jesus da Lapa, Mansidão, Baianópolis, Formosa do Rio Preto, Cristópolis, Buritirama, Luís Eduardo Magalhães, Muquém do São Francisco, Angical, Tabocas do Brejo Velho, Oliveira dos Brejinhos e Santa Rita de Cássia.

Conforme a secretária Jamile Rodrigues, o Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho, oferece serviços que vão desde a concessão de meios auxiliares de locomoção até cadeiras de rodas, andadores, muletas e bolsas de colostomia. Ela acompanhou o ato de entrega junto com a diretora do CER II, Fernanda Delgado; a coordenadora técnica, Geisa Schwambach e dos vereadores Otoniel Teixeira e Valdimiro José.

“Mais uma vez a Secretaria de Saúde de Barreiras viabiliza a entrega de novas próteses e órteses beneficiando mais de 60 pessoas. Essa iniciativa busca aumentar a autonomia e locomoção dos pacientes com alguma dificuldade de locomoção além de melhorar a qualidade de vida promovendo, dessa maneira, a inclusão para aqueles que necessitam de cuidados especializados”, ressaltou Jamile Rodrigues.

CER II – A rede de cuidados disponibilizados no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), é destinada ao atendimento de pacientes com deficiência de Barreiras e outros 36 municípios do Oeste. Localizado na Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro São Miguel (fundos da UPA), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Conta com uma equipe multiprofissional incluindo médicos clínicos, neurologistas, psiquiatras e ortopedistas; enfermeiras; técnicos de enfermagem; fisioterapeutas; psicólogo; fonoaudiólogos; terapeuta ocupacional; nutricionista; pedagogo e assistente social.

Dircom/PMB – 21.3.2024