Em Barreiras, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a CIPPA Lençóis apreende duas araras Canindé

Com foco no combate aos crimes contra a fauna, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, com apoio da Companhia Independente de Proteção Ambiental – CIPPA Lençóis, apreendeu duas araras silvestres da espécie canindé (Ara ararauna), no bairro Vila Amorim. A apreensão foi realizada após denúncia anônima nesta quinta-feira, (19).

De acordo com Judson Almeida, diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, a entrega dos animais aconteceu de maneira voluntária no local denunciado. As araras apreendidas foram encaminhadas para o Centro de Triagem do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e depois de avaliadas serão devolvidas para a natureza.

“Essa participação da população é fundamental para que essas apreensões de animais silvestres sejam realizadas com sucesso. Sabemos que as araras dessa espécie são muito comuns nessa região, mas elas não são domesticadas, vivem em bando e não devem ser criadas sozinhas. Mais uma vez agradecemos a colaboração da CIPPA Lençóis no resgate dessas araras que agora seguem nos cuidados necessários para retornarem a viver na natureza”, destacou Judson.

Dentro das diversas atribuições, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realiza ações de fiscalização e cuidado permanente da fauna e flora de Barreiras. A população pode contribuir também com esse cuidado através dos canais de denúncias: 190 – Polícia Militar, 153 – Guarda Civil Municipal e pelo e-mail institucional meioambiente@barreiras.ba.gov.br

Dircom/PMB – 20.1.2023

  • Compartilhe: