Em Barreiras, projetos culturais inscritos na Lei Paulo Gustavo estão na fase de avaliação

Em fase de avaliação por parte de duas comissões constituídas para este fim, as 87 propostas recebidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo buscam se adequar aos critérios previstos na Lei Complementar (LC) n°195, de 8 de julho de 2022, conhecida popularmente como Lei Paulo Gustavo (LPG), para receber recursos financeiros que permitem a execução dos projetos culturais optantes. O resultado está previsto para ser divulgado na próxima terça-feira (5), conforme cronograma do edital.

Para a subsecretária de Cultura de Barreiras, Emília Moreno, o número de propostas recebidas ficou abaixo da expectativa, considerando que, em 2022, 178 projetos foram contemplados com os recursos da também lei de apoio, Aldir Blanc (LAB1). “Este número é pouco significativo pela dimensão do Edital e pela própria veia cultural que temos no município de Barreiras. Se pontuarmos que a grande dificuldade que os fazedores e produtores culturais têm é a falta de recursos, é difícil entender a pequena adesão. O Edital foi amplamente divulgado”, destaca.

A Lei Paulo Gustavo (LPG) foi aprovada em 2022 e tem como objetivo ações emergenciais destinadas ao setor cultural em decorrência da pandemia do COVID-19. Os recursos financeiros são oriundos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Dircom/PMB – 30.11.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo