Em Barreiras, oficinas gratuitas de artesanato afro-brasileiro oportuniza aprendizagem sobre os fios de contas e confecção das joias dos Orixás

Em Barreiras, a aplicabilidade da Lei Paulo Gustavo tem como principal objetivo apresentar na prática, a diversidade de atividades artísticas e culturais, a exemplo do Projeto “Fios de Contas, as Joias dos Orixás”, que iniciou neste sábado (9), oficinas gratuitas de artesanato afro-brasileiro com foco nos fios de orixás. Coordenada pelos oficineiros Carlos Eduardo – Dofonitinho de Sàngó e José Vânio – Dofono de Òsùmàrè, a população tem a oportunidade de conhecer sobre a cultura afro, montar e comercializar os fios dos orixás depois de transformado em objetos místicos.

Serão três encontros sempre aos sábados, os próximos acontecerão nas datas 16 e 23 de março, às 15h, no Ponto de Cultura São Jorge Guerreiro, localizado na Rua Junia Nogueira, nº 97, bairro São Miguel. Conforme Carlos Eduardo, o principal objetivo das oficinas é a apresentação das joias e indumentárias dos Orixás, presentes dentro das casas de axé, com foco nos fios usados por cada um, bem como, seus significados, cores e funções. Também de valorizar os povos de axé e suas riquezas culturais, permitindo através das oficinas, a capacitação dos participantes na confecção de joias, com função de conhecimento e meio de obtenção de renda.

O oficineiro também relata a importância desse projeto, coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras, por meio do Edital de Chamamento Público da Lei Paulo Gustavo, fruto da articulação de artistas, parlamentares e gestores de cultura que destina recursos para ações relacionadas à cultura barreirense.

“Esse Edital foi de suma importância, já que a Lei Paulo Gustavo visa à fomentação e resgate das culturas em seu amplo aspecto. Principalmente para nós, que fazemos parte dos povos tradicionais de matriz africana, e que lutamos todos os dias para que nossa cultura seja respeitada e vista com outros olhos, que não o da intolerância e preconceito. Então, a importância é grandíssima, podemos mostrar nossa riqueza cultural, nossa arte repleta de cores por meio das joias pertencentes ao nosso sagrado. Aproveitamos para agradecer a Secretaria de Cultura pelo apoio e informar que ainda temos vagas nas oficinas, os interessados basta entrar em contato pelo número (77)9.9912-7976”, ressaltou Carlos Eduardo – Dofonitinho de Sàngó.

De acordo com Emília Moreno, essas ações são resultantes do Edital nº 004/2023, que por meio do Chamamento Público selecionou as propostas de cultura. “Iniciamos neste final de semana uma série de oficinas realizadas pelos fazedores de cultura em Barreiras, que através dos recursos da Lei Paulo Gustavo, oferecem momentos para reflexão cultural e aprendizado, seja no campo audiovisual e em outras áreas da cultura”, pontuou a secretária municipal de Cultura e Turismo.

Dircom/PMB – 11.3.2024