Em Barreiras, Manual de Boas Práticas Farmacêutica e orientação no combate a Covid-19 são apresentados aos colabores da CAF

Na tarde desta sexta-feira (31), os colaboradores da Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF conheceram as regras e normas contidas no Manual de Boas Práticas Farmacêutica, cujo documento apresentado tem como objetivo orientar todos os profissionais durante as atividades exercidas dentro e fora da unidade, e ainda as orientações gerais no combate à Covid-19 no município.

O encontro que aconteceu na sede da CAF contou com a presença do farmacêutico Clécio Ribeiro, da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CEREST/Barreiras, Janaina Oliveira, fisioterapeuta e técnica de referência em saúde do trabalhador no Cerest/Barreiras, Magda Reis, além de outros farmacêuticos, assistentes administrativos, auxiliares de serviços gerais e motoristas que compõem o quadro de colaboradores da CAF.

Dentre as orientações aos profissionais sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores nesse período de pandemia do novo Coronavírus, os colaboradores conheceram a Legislação de segurança e saúde do trabalhador, a contextualização do Sars – COV 2 focada na prevenção, também o atual cenário da Covid-19 no Brasil e as particularidades de EPIs para os riscos biológicos, fundamentais para o momento.

Segundo a coordenadora do CEREST/Barreiras e especialista em Saúde do Trabalhador, o encontro reforça as medidas que devem ser adotadas para a prevenção da disseminação no novo Coronavírus já praticadas pela CAF desde o início da pandemia. “Tendo em vista que esses profissionais estão na linha de frente no combate a esse vírus, reforçar essas orientações são imprescindíveis, principalmente o entendimento da importância do uso dos equipamentos de proteção individual e insumos utilizados por esses profissionais que estão na ativa”, pontuou Janaina Oliveira.

Para o farmacêutico Clécio Ribeiro, é fundamental atualizar sempre os profissionais que estão trabalhando na linha de frente do combate à Covid-19, seguindo também as normas estipuladas no Manual de Boas Práticas, baseadas nas normas da Anvisa.

“Esse manual regulamenta as normas dos estabelecimentos farmacêuticos e é de fundamental importância para a orientação dos colaboradores frente às suas rotinas, tanto interno como nos serviços externos realizados no município. Aproveitamos o momento para reforçar as medidas protetivas no combate à Covid, tais ações já são praticadas diariamente, determinando principalmente nos horários de dispensação de medicamento, o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos”, destacou Clécio.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo