Em Barreiras, Dia Mundial da Água é comemorado com premiação do Concurso de Desenhos “Cerrado em Vida: Água, Fauna e Flora”

O Dia Mundial da Água na Capital do Oeste foi comemorado de maneira especial com a entrega da premiação do Concurso de Desenhos, que este ano abordou o tema “Cerrado em Vida: Água, Fauna e Flora”. De iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embsa), o projeto teve como principal objetivo trazer o alerta sobre a necessidade da preservação desse importante recurso hídrico na garantia da sobrevivência de todos, para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II que transmitiram a mensagem através de desenhos.

Este ano foram selecionadas 53 produções das 20 escolas participantes que trouxeram o Bioma do Cerrado traçado em telas pintadas, representando a importância da água para o ecossistema. A premiação dos cinco finalistas aconteceu na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), e contou com a participação da subsecretária Marisa Costa; educador ambiental, Ronaldo Ursulino; técnica em educação, Valesca Landim; Claudirene Vieira, assistente social da Embasa; Sayonara Guedes, coordenadora do setor ambiental da Embasa; Anderson Rocha, supervisor de tratamento de água; professores e estudantes das escolas finalistas.

No total, foram 165.023 mil votos na plataforma online que deram a classificação de primeiro colocado, com 28.8% dos votos, para o estudante Pablo Ravi do Carmo, da Escola Municipal Alcyvandro Liguori da Luz II. O segundo lugar foi para a estudante Emilly da Silva, com 20.3%, da Escola Municipal Profº Roberto Santos. Já a estudante Thalita Victória Porto, da Escola Municipal Padre Vieira, ficou com a terceira colocação com 17,5% dos votos. A quarta colocada foi o estudante do Centro Educacional Luiz Viana Filho, Rafael Asafe, com 17,3%, e o quinto lugar Raquel Larissa, também do Centro Educacional Luiz Viana Filho, com 16,1% dos votos.

“Fiquei extremamente feliz em ter ficado em primeiro lugar, no meu desenho busquei retratar o cerrado junto com o lobo guará. O mais importante, foi representar minha escola e trazer essa temática trabalhada na semana da água através do desenho de pintura”, agradeceu o estudante e primeiro colocado, Pablo Ravi do Carmo. Ele foi premiado com um notebook.

Conforme a subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, este ano a ação comemorativa, que ocorreu ao longo de todo mês, também contou com a parceria e apoio das Secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura, Cultura e Turismo, das empresas M M Limpeza Urbana, Grupo P. Mizote, Instituto SLC e Royal FIC.

“A água é fonte de vida, essencial para todo ser vivo, e foi com essa meta de transmitir essa importância que escolhemos esse tema tão relevante para a sala de aula em mais um ano consecutivo. Este projeto já é esperado por eles e este ano tivemos belíssimos desenhos, todos os finalistas foram premiados. Agradecemos a participação de todos em mais essa ação desenvolvida em Barreiras, principalmente, os nossos parceiros, escolas municipais e os estudantes que foram os protagonistas neste Dia Mundial da Água”, pontuou a subsecretária Marisa Costa.

Dircom/PMB – 22.3.2024