Em Barreiras, Creas promove palestra sobre as consequências do álcool e outras drogas para famílias de usuários

Familiares de crianças e adolescentes assistidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social em Barreiras (Creas) participaram, nesta quarta-feira (27), de um encontro realizado na sede para acompanhar a palestra sobre as consequências do uso do álcool e de outras drogas. Esses encontros que são realizados todos os meses tem como objetivo debater temas relevantes para as famílias, tendo ainda, a oportunidade de conhecer de perto os demais serviços ofertados pelo Creas, esclarecendo dúvidas sobre o atendimento.

A psicóloga Maria Soane deu boas-vindas ao grupo e falou da importância desse tema trabalhado com as crianças, adolescentes, jovens e seus familiares. “Esse foi um momento enriquecedor, realizamos ao longo do mês várias atividades voltadas para um tema escolhido entre as equipes do Creas, e ao final de cada mês realizamos esses encontros para falar e debater assuntos pertinentes e do cotidiano. Na oportunidade, convidamos integrantes do Grupo Alcoólatras Anônimos que relataram suas experiências e desafios superados”, disse.

Após a palestra, as crianças e adolescentes presentes participaram de dinâmicas recreativas em com alusão ao tema trabalhado, com brincadeiras animadas na presença do palhaço Pingo, distribuição de doces e um lanche coletivo. Conforme a coordenadora do Creas, Kharolynne Mesquita, para o próximo mês serão trabalhados nos encontros de apoio institucional, temáticas voltadas para o respeito à diversidade. A ideia é encarar situações de risco pessoal e social decorrentes da violação de direitos, utilizando rodas de conversas, palestras e orientações sobre a proteção de pessoas idosas, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.

“É muito importante essa integração entre as famílias e a equipe do Creas nessas atividades que buscamos trabalhar temas relevantes e atuais nessa perspectiva da superação da violência, bem como a prevenção de novas. Atendemos de segunda a sexta-feira, com os serviços da proteção social especial, que visa ofertar os serviços à família e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de seus direitos, para isso, contamos com uma equipe qualificada com assistentes sociais, psicólogos, advogado e educadora social que atuam nas demandas sociais em nosso município”, esclareceu Kharolynne.

Dircom/PMB – 27.3.2024

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo