Em Barreiras, Conselheiros Tutelares recebem capacitação para iniciar as atividades em 2024

Os novos conselheiros tutelares que atuarão em Barreiras a partir de janeiro do próximo ano até janeiro de 2028 estão recebendo informações e treinamentos para iniciar as atividades, com segurança e desenvoltura. A cargo da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, a capacitação, realizada no Colégio Municipal Padre Vieira teve início nesta segunda-feira (11) e se estende até a próxima sexta-feira (15). Na programação, uma série de atividades integram a formação dos conselheiros que assumem o compromisso de garantir e assegurar os direitos das crianças e adolescentes no Município.

“Este é um momento importante para os profissionais que estarão na linha de frente, atuando na proteção de nossas crianças e adolescentes. Para isso, precisam estar preparados e familiarizados com as atribuições, condutas e prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Vamos conduzir esta capacitação oferecendo todo o apoio e suporte necessários à atuação destes conselheiros. Além disso, nossa Secretaria estará sempre pronta para recebê-los e auxiliá-los em qualquer situação que exija nossa interferência”, destaca a secretária Gabriela Nogueira.

Ela abriu a programação com uma palestra repassando orientações com o intuito de instrumentalizar os conselheiros a desenvolverem uma atuação profissional com eficiência, eficácia e efetividade. Composto por oito eixos, o curso prevê abordar teoria e prática com foco nos direitos humanos da criança e do adolescente e a proteção social destes, além experiências relacionadas ao dia a dia do trabalho profissional do Conselho Tutelar (atribuições dos conselheiros, trabalho em rede, competências profissionais, os desafios e as possibilidades prática cotidiana).

Novos conselheiros – Os cinco novos conselheiros tutelares e os cinco suplentes foram escolhidos durante eleição realizada no dia 1º de outubro, quando 16 candidatos concorreram ao cargo. Os eleitos atuarão, no período de quatro anos, de 10 de janeiro de 2024 a 09 de janeiro de 2028, com o compromisso de garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Dircom/PMB – 11.12.2023