Em Barreiras, a prevenção e redução de infecções sexualmente transmissíveis são prioridades no CTA Edgard Pitta

Um importante serviço de acolhimento e acompanhamento é oferecido aos pacientes de Barreiras no Centro de Testagem e Aconselhamento Serviço Ambulatorial Especializado Edgard Pitta (CTA-SAE), que funciona anexo ao Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, no Bairro Morada Nobre.  A unidade garante o tratamento e acompanhamento aos casos de infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), HIV/Aids e hepatites virais, com mais de 15 mil pacientes atendidos pela equipe de profissionais.

“O Centro é uma unidade ampla, qualificada e adequada para atender os pacientes de forma segura e sigilosa. Oferecemos o tratamento para todas as infecções sexualmente transmissíveis e casos positivos para HIV/Aids e hepatites virais. Nossos pacientes têm o acompanhamento adequado e ainda, a oferta dos medicamentos gratuitamente”, destaca Ana Paula Miranda que coordena o Centro e conta com uma equipe composta por médicos infectologistas, ginecologista, assistente social, enfermeira, farmacêuticas, técnico de enfermagem e assistente administrativo.

No local são realizadas testagens rápidas e acompanhamento dos pacientes com resultados positivos, assim como de crianças. Salas de espera são oferecidas onde são repassadas informações sobre autocuidado, importância de realização dos exames, uso de preservativo, entre outros assuntos. As equipes dispensam cuidados também para os (as) profissionais que trabalham em boates da cidade.

“Estes e estas profissionais nos procuram com frequência e aqui têm todo nosso apoio e assistência, passam pelas testagens, tratamentos e são orientados sobre as infecções sexualmente transmissíveis e a preservação da saúde. Quando há necessidade de passarem por consulta médica têm o agendamento realizado e a garantia do sigilo durante todo o processo”, explica Ana Paula.

Funcionamento –  . Atualmente mais de 600 pacientes fazem o tratamento no CTA, e mais de 15 mil estão cadastrados na unidade que atende os 36 municípios da macrorregião Oeste. O atendimento é realizado diariamente das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Dircom/PMB – 22.05.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo