Em Audiência Pública, Secretaria de Saúde de Barreiras apresenta Relatório Detalhado do 2º Quadrimestre 2023

Para apresentar o relatório detalhado da prestação de contas do 2º quadrimestre de 2023, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou nessa segunda-feira, 25, uma Audiência Pública no auditório da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro de Macêdo. Os indicadores quantitativos e qualitativos, dados referenciais, informações das ações e programas de saúde foram apresentados pela consultora técnica Ivana Carinhanha e a assessora especial Maria Messias, que expuseram os resultados ao Conselho Municipal de Saúde representado pelos conselheiros Ubirajara Marques do Nascimento e Madalena Matos, a secretária e subsecretária municipal Jamile Rodrigues e Juana Jamille, coordenadores da saúde e população.

Entre os dados apresentados até o 2° quadrimestre, a assessora Maria de Messias fez um balanço entre os dados de 2019 até agosto de 2023, citando informações sobre Atenção Primária, Assistência Ambulatorial e Hospitalar, Suporte Profilático e Terapêutico, Rede Materno Infantil, Vigilância em Saúde, Atenção Farmacêutica, Pactuação no Consórcio Regional, Saúde Mental, Programas, Educação Permanente, Proteção e Benefício ao trabalhador.

De acordo com a secretária de saúde, a apresentação do desempenho do quadrimestre é preconizada pelo Ministério da Saúde, onde o gestor do SUS deve inserir informações como o montante e a fonte dos recursos aplicados no período de sua execução, também suas recomendações e determinações, além da oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e/ou conveniada de acordo com a Lei Complementar n° 141/2012.

“Esse é um momento de controle social na administração pública e é muito importante essa transparência das contas públicas. Sabemos que a gestão mais complexa é a gestão da saúde, pois é responsável pela promoção, prevenção e cuidados da população, então todo quadrimestre apresentamos esse relatório para avaliarmos os indicadores e o alcance das metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde e na Programação Anual de Saúde. Enfim, agradecemos a participação de todos nessa Audiência Pública e seguimos com o nosso trabalho diário buscando cumprir a nossa meta principal que é termos uma Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora”, ressaltou a secretária de saúde, Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB- 25.9.2023