Educação para Todos: Prefeito Zito Barbosa inaugura Escola Municipal Maria Aparecida da Silva Piau na região do Rio Branco

O Prefeito também entregou a nova pavimentação asfáltica no entorno da escola

“Fiquei dias observando a construção dessa escola e a cada etapa alcançada eu vibrava muito. Na verdade, jamais imaginava ter toda essa estrutura construída nessa comunidade que fica há mais de 60 km da cidade, ter perto de nossas casas uma escola modelo, nova e toda equipada. Eu achei a coisa mais linda do mundo”, foi com essa citação que a estudante Ana Keissielly, do 6º ano, agradeceu emocionada ao prefeito Zito Barbosa pela inauguração da Escola Municipal Maria Aparecida da Silva Piau, realizada neste domingo (30), na comunidade de Retiro no Rio Branco.

Assim como Ana Keissielly, demais estudantes e moradores do Val do Teiú, São Vicente, Chico Preto, Lamarão, Mangabeira e outras localidades que compõem a região do Rio de Janeiro e Rio Branco compareceram ao evento para comemorar a entrega dessa escola modelo que foi cuidadosamente planejada e estruturada com 12 salas de aula climatizadas, biblioteca, anfiteatro, brinquedoteca, laboratórios de ciências e de informática, além das áreas destinadas à administração e ginásio de esporte coberto, com capacidade para receber mais de 700 alunos nos turnos matutino e vespertino e com total acessibilidade.

O momento de festa comandada pela Fanfarra FAMIRAN, também foi prestigiado pelo secretário e subsecretária de Educação, Jeferson Barbosa e Olívia Sampaio; chefe de Gabinete, Herbert Barbosa; primeira-dama Marisete Bastos; presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; vereadores Otoniel Teixeira, Yure Ramon, Teteia Chaves, Hipólito dos Passos e Valdimiro José. O diretor da escola, Adriano Bernardo e os familiares da homenageada, sendo o empresário José Ribeiro Piau, seus filhos Mônica e Heber Piau, e seu neto Igor Piau, demais secretários e subsecretários municipais também participaram da inauguração da Escola Municipal Maria Aparecida da Silva Piau.

“Não tenho nem palavras para agradecer essa homenagem feita a minha esposa Maria Aparecida da Silva Piau, ela que era uma mulher determinada e honesta merecia muito essa justa homenagem. De fato é uma escola grandiosa, ficamos surpresos com essa estrutura e dá para ver que toda comunidade ficou feliz”, agradeceu José Ribeiro Piau.

Conforme o secretário de Educação, a Escola Maria Aparecida da Silva Piau foi construída em conformidade com os critérios para o funcionamento das atividades de ensino e aprendizagem e as recomendações técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Vivemos um grande momento com a inauguração desta escola na região do Rio Branco, uma escola grande e toda estruturada que irá funcionar a partir da próxima semana em tempo integral. Ainda nesta semana, estaremos entregando também na comunidade rural do Rio de Pedras uma escola modelo com essa mesma estrutura, porque entendemos que a educação transforma e a mesma qualidade é ofertada tanto na cidade como na zona rural”, ressaltou Jeferson Barbosa.

Emocionado com as homenagens feitas durante a inauguração por estudantes e equipe pedagógica, o prefeito Zito Barbosa reforçou que a qualidade das escolas construídas na atual gestão, seguem as diretrizes do Projeto Educa Barreiras dentro dos princípios da equidade, uma vez que a educação de Barreiras alcança os estudantes e os profissionais da Secretaria de Educação tanto na cidade como no campo, com a mesma qualidade na oferta do transporte escolar, ambientes climatizados e estruturados, professores capacitados e atualizados. Na oportunidade, o gestor também entregou um quilômetro e meio de pavimentação asfáltica na localidade, reforçando o cuidado com o patrimônio público e com a saúde dos profissionais e estudantes da região.

“Que emoção todos nós vivenciamos no dia de hoje, por isso, agradeço imensamente a Deus por esse momento e por oportunizar nossa gestão proporcionar essa revolução na educação municipal da Capital do Oeste. Já construímos e entregamos sete grandes escolas municipais, também construímos e entregamos seis novas creches, e requalificamos todas as demais escolas do nosso município porque sabemos que a educação é o principal pilar para  transformação de uma sociedade. Essa Escola Municipal Maria Aparecida da Silva Piau foi pensada cuidadosamente em cada detalhe, inclusive com o Ginásio de Esportes contendo vestiários feminino e masculino e demais ambientes bem estruturados para que os estudantes se sintam acolhidos em um ambiente feito com todo carinho para eles. Também pavimentamos a estrada nas imediações da Escola e da Unidade de Saúde Ana do Nascimento Cardoso, que inauguramos recentemente aqui no Retiro, e seguiremos assim até o final da nossa gestão, transformando Barreiras em todas as áreas”, exclamou o gestor municipal.

Dircom/PMB – 3.7.2024