Educação Inclusiva é tema de formação continuada em Barreiras

foto-68

A partir desta sexta-feira, 30, até domingo, 01,  na Casa de Retiro São Bento das 8h às 18h, 200 professores e coordenadores da rede municipal de ensino se reúnem para participar do 1º Módulo de um programa sobre atuação na área da educação inclusiva com foco em currículo e avaliação. A formação será coordenada pelo professor doutor Roberto Andersen, que possui ampla experiência em pesquisas e estudos nas áreas de filosofia, sociologia, psicologia, educação, neurologia e psiquiatria.

Esta ação faz parte do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação e busca oferecer aos profissionais que lidam com crianças e adolescentes com deficiência surgiu por meio dos levantamentos de dados diagnosticados no ambiente escolar. “Nós temos uma grande dificuldade para avaliar e trabalhar um currículo específico para estas crianças. Dentro do aspecto inclusivo precisamos elaborar avaliações e propostas curriculares que contemplem cada especificidade apresentada pelos nossos alunos”, disse a coordenadora da formação, Magda Cardoso.

O projeto de formação continuada é composto por seis módulos que serão ministrados até dezembro deste ano.

Sobre o professor Roberto Andersen – Formado inicialmente em Ciências Navais com especializações em armas e eletrônica,o professor Roberto Andersen voltou seu interesse para as ciências humanas em 1975,logo depois de uma série de encontros com xamãs aborígenes, na Austrália, aprendendo, daqueles sábios analfabetos,conceitos neuro-psico-cognitivos que só trinta anos depois começaram a ser descobertos pela ciência moderna.

A curiosidade sobre o assunto e o interesse pelo questionamento do conhecimento tradicional levaram-no a desenvolver estudos e pesquisas nas áreas de filosofia, sociologia, psicologia, educação, neurologia e psiquiatria, recebendo títulos diversos, entre eles o de Mestre em Educação e Doutor Honoris Causa em Tecnologia Educacional para o Terceiro Milênio pela Universidade de Los Pueblos de Europa e Doutor Honoris Causa em Educação Univérsica pela antiga Faculdade Teológica da Bahia.

Ao ser nomeado membro da Academia de Ciência de Nova York, aproveitou para enriquecer seus estudos com as pesquisas dos demais cientistas, o que resultou na criação do Projeto Educação da Cultura do Caráter, inicialmente chamado de Educação Univérsica, para aplicação prática nas escolas, cuja a estrutura metodológica se apoia em controle emocional, criatividade, logica, valores humanos.
Atual presidente do Instituto Univérsico de Pesquisa e Educação e presidente do Conselho, na Bahia, da Universal Peace Federation, tem realizado palestras e conferências sobre suas pesquisas em diversos países, entre eles Estados Unidos ( Nova York, Washington e Miami), Grã-Bretanha ( Londres e Oxford) e Coreia do Sul (Seul).