Educação de Barreiras elege diretores e celebra compromisso com a qualidade do ensino

A comunidade escolar de Barreiras viveu um dia de exercício da cidadania nesta quinta-feira, 27. O motivo foi o processo de eleição de 24 diretores das unidades municipais de ensino que foram escolhidos para o biênio 2015-2016 pelo voto direto de alunos, professores, servidores públicos, conselho escolar e pais ou responsáveis pelos estudantes.

Para o aluno do colégio Sagrado Coração de Jesus, Fabrício Souza da Silva, de 16 anos, o processo eleitoral é importante pois estimula o exercício da cidadania. “Pela primeira vez eu votei para escolher as pessoas que vão dirigir a escola. Acho importante isso porque a gente começa a aprender a escolher nossos representantes já na escola, para depois exercermos a democracia nas eleições para prefeito, governador e etc”, declarou o estudante.

v1

O secretário municipal de Educação, Cosme Carvalho, percorreu as escolas e acompanhou as eleições de perto. Para ele, todo o processo democrático busca oxigenar a gestão das instituições públicas. “A importância disso para toda a rede municipal de ensino é que nós mostramos para a comunidade que a escolha dos diretores não ocorre por acaso. É um momento para celebrar um compromisso com a qualidade da educação. Barreiras está à frente, em nível estadual, como uma das poucas cidades que efetivamente escolhem seus gestores escolares por meio de uma eleição”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Cosme, quando uma comunidade escolhe o diretor da escola de suas crianças, ela participa de forma mais ativa do processo de gestão democrática. “Ganha a escola, ganham os alunos e ganha toda a comunidade”, enfatizou.

Uma das principais vantagens da escolha participativa dos diretores escolares é que, ao participar do processo eleitoral, os candidatos apresentam suas propostas à comunidade e debatem formas de solucionar os problemas, expondo suas ideias para melhorar a qualidade do ensino.

v2

Para a professora Consuelo da Silva Nascimento, candidata à vice-diretora da Creche Sagrado Coração, a eleição dá a oportunidade de os professores, que conhecem melhor a realidade da escola, se candidatarem ao cargo de direção para lutar por melhorias. “Esse envolvimento da comunidade na escolha da direção da escola é muito importante porque posteriormente estimula a participação no dia a dia da escola. Os pais ou responsáveis sabem quem está à frente da unidade de ensino e podem ter um canal de diálogo mais próximo”, diz a professora.

Os candidatos à gestão escolar devem ser professores efetivos das escolas da rede municipal de ensino de Barreiras, com licenciatura plena na área de educação e ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício em atividades específicas do magistério na rede pública municipal.

Gestão democrática

A eleição direta para diretores das unidades de ensino foi implantada em Barreiras com o objetivo de promover maior autonomia pedagógica e administrativa, buscando a construção de escolas mais democráticas e com qualidade social.

v3

A Secretaria de Educação lembra que a gestão democrática no ensino está estritamente vinculada à autonomia das unidades escolares, apresentando os seguintes pressupostos: a consulta permanente à comunidade escolar; o compartilhamento e delegação do poder; adoção de responsabilidades em conjunto (co-responsabilidade); a transparência nas ações e a publicidade dos resultados.

Puderam votar nas eleições estudantes a partir dos 16 anos de idade completos até a data da votação, todos os servidores efetivos, contratados, terceirizados e estagiários que atuam na unidade de ensino, mães e pais ou responsáveis legais pelos alunos.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo