Educação Ambiental: Profissionais da rede municipal de Barreiras participam de aula inaugural do Programa Semeando Sustentabilidade

Nesta terça-feira (5), os professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Barreiras participaram no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, do lançamento e aula inaugural do Programa Semeando Sustentabilidade. O evento, que é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação firmada com o Instituto SLC e o Instituto Venturi – responsável pela aplicação do programa – busca de maneira inovadora, contribuir com o sistema de ensino, capacitação dos professores e promover aprendizagens significativas alinhadas à educação ambiental.

Participaram da palestra de lançamento a presidente do Instituto Venturi para Estudos Ambientais e coordenadora do Programa, Arlinda Cézar; também o superior executivo do Instituto SLC, Leandro Parker; o diretor técnico do Instituto Venturi, Francisco Biazini; diretora de ensino de Barreiras, Zaira Pedrosa; coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Ronaldo Ursulino; e demais técnicas pedagógicas da Secretaria de Educação.

Segundo Arlinda Cézar, o Programa Semeando Sustentabilidade é mais do que uma simples proposta educacional, é um compromisso com o futuro dos estudantes, professores e comunidade escolar. Salienta também, que essa iniciativa busca capacitar professores para a inclusão efetiva da Educação Ambiental no currículo escolar, em conformidade com a Lei Federal nº 9.795/1999.

“Essa parceria com a Prefeitura de Barreiras vem somar e colaborar com o sistema de ensino municipal na formação de professores em Educação Ambiental Ensino Formal. Lançamos o Programa hoje e já iniciamos com a aula inaugural para orientar esses profissionais que irão fazer a formação e serem multiplicadores. O objeto dessa política pública é o meio ambiente e a sustentabilidade, componentes essenciais da educação e deve estar presente em todas as modalidades e níveis de escolaridade”, ressaltou.

O Programa inclui estratégias de implementação para um projeto piloto em cinco municípios, em Barreiras, mais de 80 professores e coordenadores pedagógicos participam dessa formação que terá carga horária de 120h. Conforme a diretora de ensino da Secretaria de Educação de Barreiras, a proposta é alcançar demais profissionais após conclusão da formação, sendo uma extensão de compartilhamento de saberes.

“Dentro da nossa proposta pedagógica, trabalhamos de maneira contínua, temas sociais, ambientais e econômicos dentro da sala de aula, essa formação voltada para a educação ambiental, vem reforçar essa diretriz tão importante na formação dos nossos profissionais, e consequentemente, dos nossos alunos. Acreditamos que o Programa Semeando Sustentabilidade irá fortalecer a educação ambiental trabalhada nas escolas municipais, tanto na cidade como no campo”, pontuou Zaira Pedrosa.

Dircom/PMB – 6.3.2024