Disseminação de conhecimento marca a abertura do 2º Workshop de Piscicultura, em Barreiras

Com a participação de criadores de peixes da região Oeste da Bahia, universidades, agentes de apoio à piscicultura e autoridades civis, foi aberta, na manhã desta terça-feira (9), a segunda edição do Workshop de Piscicultura realizado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Agricultura e Tecnologia. O evento integra a programação oficial da Páscoa no Parque que de 17 a 20 deste mês oferecerá produtos específicos para o cardápio da Semana Santa, palestras de apoio à cadeia produtiva do pescado e a 1ª Mostra Gastronômica do Pescado de Barreiras.

“Este Workshop tem como principal objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado na região Oeste, que é responsável por cerca de 13% da produção baiana e conta com 120 piscicultores. Nosso apoio tem sido constante, tanto à prática de técnicas assertivas, quanto no incentivo ao licenciamento ambiental dessas propriedades, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. A principal vantagem é manter a atividade regulamentada ambientalmente e viabilizar o acesso às linhas de financiamento junto aos agentes de crédito”, disse o secretário de agricultura de Barreiras, José Marques.

Durante a abertura do evento, o prefeito Zito Barbosa destacou o trabalho que a atual administração está realizando dentro de um projeto macro. “Criamos o Vale Produtivo que já contemplou mais de 1700 famílias em todo o município, com apoio técnico, distribuição de calcário para correção de solo e distribuição de sementes. Este Workshop é parte das ações do Vale Produtivo, e, portanto, mais uma demonstração de que nossa gestão prioriza todos os que aqui vivem, tanto na zona urbana, quanto na zona rural”, destacou.

O evento concentra uma grade de palestras distribuídas no primeiro dia, no perímetro irrigado Barreiras Sul, Povoado da Baraúna, onde os participantes foram recepcionados pelo produtor Juraci Soares. Já na quarta-feira (10), o workshop terá sequência no perímetro irrigado Barreiras Norte, com oficinas e cursos práticos de filetagem de tilápia e produção de subprodutos de pescado. A palestra manejo da piscicultura em tanque escavado abriu a programação do primeiro dia e despertou a atenção de um público ávido por conhecimentos na área. É o caso de Jaíse de Souza, de 26 anos, que veio com o marido Gervásio Souza do município de Riachão das Neves para o evento.

“Trabalhamos em uma fazenda que está iniciando a produção do pescado, já existem quatro tanques abertos e o projeto será ampliado, em breve. Por isso, estamos aqui hoje, para aprender sobre a piscicultura, porque ainda não conhecemos nada da atividade e hoje e amanhã teremos esta oportunidade”, falou, atenta às instruções do palestrante e com muita expectativa para acompanhar a parte prática do dia que prevê visitações a estações sobre dimensionamento de tanque, biometria e nutrição animal e sistema de bioflocos.

A abertura do Workshop de Piscicultura foi prestigiado pela vice prefeita Karlúcia Macêdo, a secretária de Educação, Cátia Alencar, chefe de gabinete Marileide Carvalho, vereadores Alcione Rodrigues, Eugênio Fernandes, Otoniel Teixeira, Silma Alves, subsecretários de Agricultura e de Indústria e Comércio, Rider Castro e Roberto Carvalho, respectivamente, e a gerente de agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Ana Luiza Campos. Além de técnicos e representantes da Codevasf, Pratigi Alimentos, Bahia Pesca, Coopeixe e Senar. O evento também conta com a parceria da Aiba, Abapa, Banco do Nordeste, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Instituto Aiba, Mandacaru e DISB.