Dia Nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial é lembrado com ações educativas nas Unidades de Saúde de Barreiras

O dia 26 de abril é marcado anualmente como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em Barreiras, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e dentro do Programa Saúde e Nutrição,  deu início na segunda-feira (24), a uma programação nas unidades de saúde, com foco na temática. Sob a orientação de nutricionistas e das equipes das unidades de saúde, os pacientes e profissionais são conscientizados sobre a importância dos  hábitos saudáveis no combate à doença.

Cerca de 50 pacientes na sala de espera de cada unidade estão sendo atendidos.  Orientações sobre o consumo de sódio e lanches saudáveis também são direcionadas aos funcionários, como ocorreu no Hospital Municipal Eurico Dutra e no Hospital da Mulher.  No Programa Idade Viva a ação foi direcionada aos idosos que assistiram uma palestra realizada pela nutricionista Beatriz Andrade.

As Unidades de Saúde da Família Albert Sabin, Herculano Farias, CAIC, Antônia Zélia e Clayton Pignata também estão na programação de orientações e cuidados. “Os hábitos alimentares têm papel essencial na prevenção e tratamento da hipertensão, desta forma, estas intervenções são de extrema importância para que a população esteja atenta às orientações sobre a doença”, destaca a coordenadora do serviço de nutrição da Secretaria de Saúde, Nélida Bastos.

Integram a equipe de nutricionistas responsáveis por reforçar junto aos pacientes e profissionais das unidades dicas e informações acerca dos cuidados e controle da hipertensão arterial, as profissionais Larissa Bello, Joceli Santos, Vanessa Vaneli, Aila Barros e Marciana Alencar.

Dircom/PMB – 26.4.2023