Dia D para Vacinação: Unidades de Saúde de Barreiras recebem população para imunização contra a Influenza e Covid-19

Para intensificar o combate aos vírus da Influenza e da Covid-19, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou, extraordinariamente, o atendimento no sábado (6), para atender a população. No Dia D foram ofertadas doses do imunizante contra a gripe Influenza e a Bivalente (Covid-19) para todos os grupos que compareceram nas Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida e também no ponto de imunização na Feira Livre (CAB).

Durante todo o dia, as equipes da Coordenação de Imunização Municipal (Copim) deram prioridade de atendimento às crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, grávidas, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, bem como os funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, guardas, bombeiros e policiais.

No ponto itinerante Imuniza Barreiras montado na Feira Livre, os feirantes e consumidores também receberam atenção especial. A participação do Zé Gotinha chamou atenção das crianças para prevenção contra a Influenza. Segundo a coordenadora da Copim, Charlei Jenne, que acompanhou a mobilização nas unidades, a partir de agora, com a liberação para vacinação de pessoas acima de 6 meses de idade, a meta é imunizar 90% da população.

“A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença e suas complicações, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A meta é continuar vacinando toda população”, explica a coordenadora.

A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues percorreu todos os pontos de vacinação e aproveitou para receber a dose do imunizante. Ela ainda lembrou que a Campanha Nacional de Vacinação segue até 31 de maio e que estão sendo atualizadas as cadernetas, conforme prevê o Ministério da Saúde.

“Em Barreiras, a população encontra a vacina contra a gripe em todas as Unidades de Saúde, neste Dia D buscamos imunizar principalmente aquelas pessoas que não encontraram tempo ao longo da semana. A partir da autorização do Ministério da Saúde, já nesta segunda-feira (8), a vacinação contra a Influenza será ofertada para toda população, incluindo a vacinação contra Covid-19 e a atualização de outras vacinas. Para isso, é necessário ir à Unidade de Saúde mais próxima, levar a caderneta de vacinação e atualizar”, destacou a secretária.

Dircom/PMB – 8.5.2023