Democracia e Direito à Cultura: Prefeitura de Barreiras realiza V Conferência Municipal de Cultura

Durante os dias, 14, 15 e 16 de setembro a Capital do Oeste está sendo palco das discussões relacionadas ao tema “Democracia e Direito à Cultura”, para a construção das propostas da V Conferência Municipal de Cultura de Barreiras. Realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, a V Conferência Municipal de Cultura de Barreiras foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 15, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho com a presença dos conselheiros municipais, fazedores de cultura, artistas, músicos, produtores e sociedade civil organizada.

O público foi recepcionado pela apresentação musical da Banda Municipal 26 de Maio, apresentações de dança, capoeira e poesias. Após a leitura e aclamação do Regimento Interno, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Ramon Sousa, declarou oficialmente abertos os trabalhos que consistem na construção de propostas, debates dos eixos temáticos e eleição dos delegados. “Esse momento é chave de retomada da participação social para construção de política pública sistêmica para a área da cultura de Barreiras. Chegou a hora de participar, propor e engajar um novo futuro para o fortalecimento cultural de nossa terra”, comemorou Ramon.

Participaram da abertura, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, a subsecretária de Cultura e Turismo Emilia Moreno, a secretária de Administração, Gislaine Barbosa, o chefe de gabinete Melchisedec Neves, a secretária de Assistência Social e Trabalho, Gabriela Nogueira e a subsecretária Maritânia Carvalho. Os mediadores dos eixos temáticos também foram apresentados, destacando a presença do Reitor da Ufob, Jacques Miranda, o professor da Ufob, Ari Fernandes, a turismóloga da Secretaria de Meio Ambiente, Ana Rita Chaves Cathalá, professor da Uneb, Rafael Costa Guimarães, a professora da Ufob Carolina Reichert do Nascimento, o diretor artístico e gestor cultural Felipe Breunig.

A subsecretária de Cultura e Turismo, Emilia Moreno reforçou a participação de todos durante as plenárias e discussão dos eixos temáticos. “Esse é um momento em que os municípios brasileiros estão debatendo ao mesmo tempo esse tema que foi convocado pelo Ministério da Cultura para 2023. Durante estes três dias, ampliamos esse espaço avaliativo, buscando lado a lado com todos os fazedores e produtores de cultura, entender o cenário cultural e o que é necessário fazer para melhorar, avançar e ampliar ainda mais. Contamos com a participação da população, dos jovens, dos artistas e aqueles que amam a cultura, a arte e tudo relacionado, para que juntos, governo e sociedade civil dialoguem entre si de forma coletiva e participativa para construir propostas reais para a cultura de Barreiras”, destacou a subsecretária.

Programação – A Conferência segue nesta sexta-feira, 15, às 19h no Centro de Cultura Rivelino Silva de Carvalho com a discussão do 1º eixo -Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura mediado pelo doutor e Reitor da Ufob Jacques Miranda.

No sábado, 16, durante todo o dia acontecerão as plenárias na Escola Mirandolina Ribeiro de Macedo, com os seguintes eixos:  Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e às Linguagens Digitais, além da elaboração das propostas para a Conferência Estadual e eleições dos delegados.

Dircom/PMB- 15.9.2023