Cultura em Barreiras: Espetáculo Inderna de Intão é apresentado no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho

Com apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Oeste da Bahia realizou no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho o monólogo Inderna de Intão, criado e interpretado por Graça Veloso, cuja expressão teatral significa “Desde Quando”, conta a história da vida de uma velha sertaneja, viúva, que desde quando o marido se foi, passou a conviver com os fantasmas de seu passado, contando as histórias de seus animais e como conhecidos desapareceram ou como ela perdeu uma ou outra coisa que amava.

Na quinta-feira (16), o espetáculo foi apresentado para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e no sexta (17), o público geral pôde acompanhar de perto o espetáculo que retratou os costumes e tradição do estado de Goiás, enfatizando seus casos cômicos e suas religiosidades.

Na oportunidade, o professor Graça Veloso, ator, diretor e professor de artes cênicas na UnB, ministrou a oficina Dramaturgia e Tradição para os estudantes da Escola Municipal de Teatro e para o público em geral. O objetivo foi despertar o olhar para as espetacularidades extra cotidianas das cenas que compõem o conviver e o estar juntos em festa.

Acompanhando de perto a apresentação junto com a subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno, também do professor Osmar Mendes Júnior e do subdiretor da Escola Municipal de Teatro, Danilo Lima, o professor de teatro, Egídio Júnior,  enfatizou a importância das técnicas teatrais para os estudantes, bem como a riqueza de detalhes apresentados durante o espetáculo.

“Mais uma vez a casa esteve cheia para acompanhar essa mensagem histórica da vivência que a personagem retratou, mostrando que o costume do seu cotidiano também é vivenciado por outras pessoas. Os alunos da Escola Municipal de Teatro puderam ver na prática, após a teoria estudada durante as oficinas ministradas em aula, as técnicas teatrais com esse belíssimo espetáculo”, expressou o professor.

Produção: Coletivo Nonô/Afeto Grupo de Pesquisa em Etnocenologia/CNPq/UnB.

Faixa etária: LIVRE

Criação e Interpretação: Graça Veloso