Cultura e Arte por Toda Parte: Mostra Artística Pedagógica apresenta três espetáculos produzidos pela Escola Municipal de Teatro de Barreiras

O palco do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho foi preparado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras, através da Escola Municipal de Teatro, nesta noite de quinta-feira, 13, para receber a Mostra Artística Pedagógica. Formatada pelos tutores e especialistas em artes cênicas, Osmar Mendes Júnior, João Vitor Soares, Danilo Lima, Ramon Souza e Egídio Júnior envolvendo alunos da Escola, o evento recebeu a apresentação de três espetáculos, reunindo os pais, artistas, fazedores de cultura, jovens estudantes e adultos.

Durante todo o contexto teatral, a plateia foi convocada para sentir as experiências sensíveis e reflexões acerca de uma multiplicidade de temas desenvolvidos nas cenas, principalmente vinculadas às questões sociais e culturas afrodiaspóricas nas artes cênicas e na educação. As cenas teatrais “Qual sua identidade?”, “Insurgências Negras” e “Traços de Ancestralidade”, são produções de caráter pedagógico, apresentadas como resultado parcial do primeiro semestre do ano de 2023, pelos alunos da Escola Municipal de Teatro.

A subsecretária de Cultura, Emilia Moreno, acompanhou a Mostra que trouxe na sua primeira apresentação “Qual sua identidade?”, com a presença de 13 alunos dirigidos pelo professor Danilo Lima, que abordaram poeticamente questões sobre a identidade e a força do coletivo na busca pelo respeito ao próximo. Na segunda apresentação, o professor e diretor João Vitor envolveu 20 alunos, para mostrar “Insurgências Negras”, que foi um convite cênico para a situação da população negra no Brasil atual, os desafios e conquistas. Deixando no ar a pergunta: ainda há racismo no Brasil?.

E para fechar a noite, o especialista em artes cênicas e professor Osmar Mendes dirigiu os 22 alunos na cena “Traços de Ancestralidade”, com uma metalinguagem mesclando técnicas de teatro contemporâneos, levando os atores até a Feira Livre de Barreiras para pesquisar sua ancestralidade e encontram um mestre, que tira seu sustento através da cultura popular adquirida pela influência afro.

A subsecretária Emilia Moreno destacou todo trabalho dos professores especialistas e alunos, que emocionaram a todos com grandes atuações no palco. “ Uma noite linda, com teatro, música, luz e grandes reflexões. Estamos imensamente felizes com a concepção da Mostra Cênica, que apresenta um pouco de todo aprendizado dos alunos na Escola Municipal de Teatro, e diga-se, a única na Bahia que é estruturada e mantida por uma gestão municipal. Agradeço de coração os professores e tutores de teatro pelo empenho, parabenizo os alunos que são futuros atores e atrizes de nossa cidade fazendo apresentações de múltiplas linguagens dentro da coletividade, e assim, isso só nos fortalece culturalmente, pois se tornam espaços de trocas e reflexões sobre o fazer e o fruir artístico e cultural de Barreiras”, destacou Emilia Moreno.

Dircom/PMB- 14.7.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo