Cuidando de quem Cuida: Secretaria de Saúde promove sábado de atendimento especial às profissionais que atuam na Atenção Primária de Barreiras

Mantendo o cuidado com as pessoas como foco da gestão, com destaque para a saúde do trabalhador, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou neste sábado (2), uma agenda especial para as enfermeiras que atuam na rede de Atenção Primária no município, por meio da coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador e Apoiadores, dentro do Projeto Cuidar de quem Cuida, em parceria com o Centro de Atendimento à Mulher (CAM).

Um espaço acolhedor e alegre foi preparado para esse momento de autocuidado. Na oportunidade, as enfermeiras das 48 Unidades de Saúde e que são habilitadas para realizar diariamente, os procedimentos em pacientes, também puderam realizar consulta com o ginecologista, exames de ultrassom transvaginal e de mama, exame de Colposcopia, Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU), e ainda, consulta com nutricionista, terapia com meditação e relaxamento corporal no momento da fisioterapia.

A enfermeira Carla Brígida, que atua na Unidade de Saúde do CAIC, relatou a importância desse olhar cuidadoso da gestão de modo especial com os servidores. “Em tantos anos de trabalho, essa é a primeira vez que participo de uma ação voltada para nós enfermeiras, realizada dentro de uma gestão municipal, com esse olhar delicado e de atenção para a nossa saúde enquanto profissionais e também mulheres. Agradeço imensamente a gestão por essa ação, esse cuidado faz muita diferença”, relatou Carla durante o momento de meditação.

Presente no evento, a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, destacou que é fundamental cuidar da saúde dos servidores que cuidam da população. Ela esteve acompanhada da coordenadora do CAM, Emanuela Oliveira; também da coordenadora de segurança e saúde do trabalho, Laise Bastos; acadêmicos do curso de Enfermagem na Uninassau e demais equipe da Saúde que colaboraram na realização desta ação.

“Elaboramos algumas atividades integrativas para acolher de maneira alegre e especial todas essas profissionais que se dedicam diariamente, nos diversos atendimentos, com pacientes que procuram a Atenção Primária. Foi um momento divertido, de troca de informações, e, o mais importante, de cuidados com as nossas colaboradoras que se dedicam a cuidar das pessoas. Aproveito para agradecer as equipes de coordenadores, médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que abraçam esse projeto, demonstrando, a cada dia, a importância desse cuidado com a saúde de todos”, destacou Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 4.12.2023