Crianças e adolescentes recebem atenção especial no Carnaoeste

No período da folia a Prefeitura de Barreiras em parceria com órgãos de defesa da criança e do adolescente está intensificando a atenção às crianças e adolescentes na cidade. O objetivo é evitar que menores desacompanhados corram riscos no carnaval.

Durante três dias antes da abertura do carnaval funcionários do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Município visitaram hotéis e pousadas da cidade a fim de alertar sobre a passagem de menores nesses locais.

Na área de estacionamento do CAB estão montados os stands do Juizado de Menores e do Conselho Tutelar que permanecerão até quarta-feira, 18. Todos os dias, a partir das 21h, 12 voluntários do Juizado de Menores fazem fiscalizações e promovem ações voltadas à proteção dos pequenos nos locais da festa, tanto nas boates, camarotes, barracas do circuito Aguinaldo Pereira como na Praça Landulfo Alves. Já o Conselho Tutelar ficará de plantão dia e noite em todo período de carnaval. Dois conselheiros fazem o plantão de 24h acompanhados de um motorista com carro disponível para diligências necessárias. Tudo para cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e demais portarias.

Dentre as determinações estão a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores, o auxílio às crianças que se perderem dos pais ou responsáveis, garantia de segurança aos menores nos blocos e, conferência das autorizações que dão direito aos menores de participar da festa.

Uma dica importante é que os pais levem os filhos com pulseiras contendo informações básicas como telefone, endereço e nome completo da criança e dos responsáveis.