Coronavírus: Equipamento inovador para proteção dos profissionais de saúde é disponibilizado, em Barreiras

Funcionando desde o início deste mês, o serviço especializado para atendimento aos pacientes de coronavírus, em Barreiras e região, está localizado no Hospital Municipal Eurico Dutra. Atenta aos cuidados com os profissionais que atuam na unidade, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado constantes capacitações e treinamentos no manuseio de equipamentos e procedimentos para oferecer um atendimento eficaz para o paciente e seguro para a equipe médica.

Na tarde desta segunda-feira, a luta contra a Covid – 19 ganhou mais um aliado na proteção dos profissionais durante o atendimento aos pacientes que necessitarem da ajuda de aparelhos para facilitar a respiração. Trata-se de um equipamento inovador denominado de “Escudo de Proteção”, que proporcionará ainda mais segurança ao profissional de saúde nos casos em que seja necessário entubar o paciente, o novo equipamento foi desenvolvido pela Fab Lab da Casa Firjan, em parceria com pesquisadores.

Além dos equipamentos de proteção individual já disponibilizados, a unidade de referência passa a contar com mais esses dispositivos de proteção para serem utilizados pelo profissional durante o procedimento de intubação. Os médicos, Rodrigo Melo, diretor médico da unidade e Tiago Melo, conduziram a capacitação sobre como o dispositivo deve ser utilizado.

“Nós estamos muito bem preparados tanto no atendimento ao paciente quanto na proteção da equipe. Sabemos que a Covid – 19 tem uma mortalidade em pacientes de risco: idosos, cardiopatas, hipertensos e diabéticos, além de uma porcentagem grande de acometimento em profissionais de saúde devido à paramentação e procedimento de intubação orotraqueal. Esse equipamento evita que o profissional que está intubando seja contaminado pela dispersão das partículas”, explicou o diretor médico.

Depois do uso, o “escudo” de proteção que possui formato de caixa pode ser higienizado e reutilizado. As atividades demonstrativas também foram acompanhadas pelo secretário municipal de saúde Anderson Vian. “Estamos concentrando todos os nossos esforços não só no atendimento ao paciente, que agora tem um espaço adequado à demanda, mas também na proteção das equipes médica e técnica, essenciais para este trabalho na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus, priorizando a vida, não só do paciente, mas também dos nossos servidores. Esperamos em Deus que não venhamos a fazer uso destes equipamentos, mas essa retaguarda é muito importante”, destacou o secretário.