Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras recebe capacitação sobre identificação, controle e manejo de escorpiões em Salvador

Com foco na implementação de ações de controle e manejo de escorpiões (manejo ambiental) no estado da Bahia e, consequentemente, a diminuição do número de acidentes e a sua morbimortalidade, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA) realizou de 25 a 29 de setembro, o Curso Teórico-Prático para Identificação, Controle e Manejo de Escorpiões de Interesse em Saúde, ministrado por técnico do CIATox-BA e consultores do Ministério da Saúde. Barreiras foi representada pela coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Andréa Manheze.

Realizada em Salvador a iniciativa é fruto de um planejamento integrado entre o CIATox-BA, a Coordenação Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde (CGZV/MS) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (DIVEP/SESAB), com o apoio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Composto por uma carga horária de 40 horas, com aulas teórico-práticas, o encontro teve por objetivo capacitar profissionais de saúde dos Núcleos Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde.

“Foi um curso importante onde foram abordados, entre outros temas, as características das espécies de escorpiões de importância médica do Brasil e da Bahia, o monitoramento dos fatores de risco do contato da população humana com o agente do acidente, além de informações importantes para que nossas equipes possam atuar no manejo, controle e combate destes animais artrópodes, de forma segura. Agora, os conhecimentos adquiridos serão repassados para nossos colaboradores”, destaca Andréa Manheze.

A orientação para a população é que para evitar a presença de escorpiões devem ser adotadas medidas como manter o ambiente limpo, não acumular entulhos e restos de material de construção,evitar a presença de insetos, baratas, cupim e aranhas, que são os alimentos dos escorpiões. Em caso de acidente com escorpião deve-se lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Dircom/PMB 03.10.2023