Conferência Municipal Extraordinária de Educação debate sobre documentos da Conae 2024, em Barreiras

Com foco na construção do Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos, profissionais da área participaram, nesta quarta-feira (8), da Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Barreiras. Ao declarar o evento oficialmente aberto, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Cleonice Ferreira dos Santos traduziu o momento como “necessário para repensar a educação no Município e apresentar proposições ricas para construção do Plano Nacional”. Ao seu lado, o secretário de Educação, Jeferson Barbosa; o chefe de Gabinete, Melchisedec Neves, a subcoordenadora do Fórum Permanente, Maria Josivânia dos Santos; a coordenadora do Plano Municipal de Educação, Lúcia Oliveira; representante do NTE 11, Ieda Fernandes; do Conselho de Alimentação Escolar, Nádja de Souza e o presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues.

A Conferência trouxe à mesa o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. E por meio dos debates dos eixos propostos no Documento de Referência da Conae 2024, serão elaboradas propostas para serem levadas à Conferência Territorial. “Trata-se de um momento importante para discutir projetos para a próxima década que serão aprovados na Conferência Nacional em 2024. De forma plural e democrática vamos debater temas de interesse de todos que fazem a educação, sempre norteados pelos princípios previstos na Constituição Federal”, ressaltou o secretário, Jeferson Barbosa.

Na palestra de abertura o professor  Ari Fernandes falou sobre “Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade” com a exposição de dados e informações durante sua carreira acadêmica, hoje, ele é doutorando na linha de Políticas Públicas Educacionais. Logo depois a leitura do Regimento da Conferência deu início aos trabalhos. No período da tarde, os grupos de trabalho concentram as discussões nos eixos norteadores do evento, reunidos no Colégio Municipal Padre Vieira.

Presenças – A abertura da Conferência Municipal Extraordinária de Educação levou ao Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, além de professores e profissionais da área, os secretários municipais Gabriela Nogueira (Assistência Social e Trabalho); Gislaine Barbosa (Administração); José Marques (Agricultura e Tecnologia); subsecretários e os vereadores Carmélia da Mata e Valdimiro José.

Dircom/PMB – 08.11.2023