Como parte do Novembro Azul, Secretaria de Saúde de Barreiras realiza Agenda Especial para realização de Cirurgias Eletivas no Hospital Municipal Eurico Dutra

A saúde do homem continua sendo o foco de atenção da Secretaria Municipal de Saúde por meio de ações realizadas no Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH) dentro da Campanha Novembro Azul, que traz neste ano o tema “O cuidado com a saúde também é papo de homem”. Além dos diversos procedimentos realizados ao longo de todo ano, neste mês específico, os homens e pacientes de Barreiras estão recebendo um cuidado a mais com a sua saúde.

Nesta terça-feira (28), cerca de 12 homens realizaram cirurgias urológicas de vasectomia e fimose no CEAH. Já nesta quarta-feira (29), os homens, previamente regulados pela Central Integrada de Regulação (CIR), tiveram a oportunidade de realizar cirurgias eletivas, como de tireóide, vesícula, postectomias, hérnias e hidrocele testicular, dentro da Agenda Especial de Cirurgias Eletivas no Hospital Municipal Eurico Dutra.

“A campanha do Novembro Azul é uma grande oportunidade para alertar os homens sobre a prevenção e o cuidado com o câncer de próstata, mas, aproveitamos essa Campanha para chamar a atenção de todos eles e ampliar esses cuidados que são necessários com a saúde em geral, e ainda, a importância do planejamento familiar, momento oportuno para esclarecer também sobre a vasectomia. Assim, estamos oportunizando também, especialmente para eles, a realização de cirurgias eletivas. Agradecemos a adesão de todos que tiraram um tempinho para visitar o CEAH e participar com a gente dessa Campanha”, pontuou a secretária de saúde, Jamile Rodrigues.

Nesta quinta-feira (30), a Campanha Novembro Azul se encerrará com a realização das coletas de PSA no Laboratório de Análise Municipal Leonidia Ayres de Almeida pela manhã e tarde, também com ultrassonografias de próstata e vias urinárias, pela tarde, no Centro Especializado de Atendimento ao Homem.

Dircom/PMB – 29.11.2023