COMDEMA aprova projeto de implantação do Centro de Gerenciamento e Tratamento de Resíduo Sólido de Barreiras

Durante reunião extraordinária realizada na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) aprovaram o parecer técnico da Secretaria, favorável à concessão de Licença Ambiental para Implantação do Projeto de um Centro de Gerenciamento e Tratamento do Resíduo Sólido, proposto pela Prefeitura de Barreiras. O Projeto visa utilizar equipamentos capazes de processar os resíduos, separando-os em orgânicos, recicláveis e rejeitos. A partir daí, se dará a comercialização dos recicláveis e compostagem dos orgânicos, transformando-os em adubo. Também, está previsto o tratamento do rejeito, com destino ao aterro sanitário somente o material inservível.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Júnior, que também responde pela presidência do Comdema, o empreendimento terá um planejamento estratégico, construído com a participação da sociedade. “Esse modelo de gestão de resíduos estabelecerá um planejamento das ações de recebimento, tratamento, comercialização e destinação final adequada dos resíduos sólidos, construído por meio de uma gestão participativa, envolvendo a sociedade de maneira organizada e o poder público, com a inclusão de catadores de resíduos no processo de triagem”, destacou.

Na reunião, participaram os secretários de governo Carlos Costa (Indústria e Comércio) e João Sá Teles (Infraestrutura) secretaria responsável pela elaboração do projeto do Centro de Gerenciamento. O modelo elaborado pelas equipes da Infraestrutura prevê a instalação de usina que ficará responsável pelo processo de recebimento, transbordo, triagem dos resíduos sólidos urbanos, separação de materiais recicláveis, compostagem de material orgânico, tratamento e destinação final, em área ambientalmente adequada. “A instalação desse centro propõe a redução de material a ser disposto em células de aterro e também o tratamento dos resíduos provenientes da construção civil e da demolição (RCD), com o uso de tecnologia voltada para o processamento e redução do volume”, destacou o secretário João Sá Telles.

Depois de apreciado e discutido pelos os membros, o parecer técnico multidisciplinar da Secretaria de Meio Ambiente favorável à concessão da Licença Ambiental de Implantação do Projeto foi aprovado por unanimidade pelos membros do Comdema.