Comando da Guarda Civil Municipal de Barreiras cumpre agenda institucional no Ministério da Justiça em Brasília

O Comando da Guarda Civil Municipal de Barreiras esteve em Brasília para tratar de demandas da Corporação junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foram discutidos temas como o Pronasci II, Bolsa Formação, Identidade Funcional e convênios. A corporação foi representada pelo comandante João Oliveira, o subcomandante Barbosa e os inspetores Pereira e Xavier.

Recepcionados pela coordenadora do Pronasci, Dra. Tamires, o coordenador do SINESP, Flávio Soares e a diretora Roseli, responsável pela distribuição dos equipamentos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, foram informados sobre o novo Edital de aquisição de viaturas, que contemplará Barreiras.  Os representantes do Ministério da Justiça destacaram ainda a importância da interação da Guarda Municipal e repassaram orientações sobre a participação da corporação nas ações que demandam recursos.

O comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, destacou o momento inédito, como produtivo. “Essa reunião nos possibilitou uma gama de conhecimentos quanto aos caminhos para os recursos federais, tivemos a oportunidade de conhecer alguns setores da SENASP, e debatemos sobre o fortalecimento da nossa corporação. Não tenho dúvidas que após esse encontro, o caminho para a aquisição dos equipamentos ficará mais curto, só nos resta buscar a estruturação organizacional, algo que certamente avançaremos ainda este ano”, explanou.

Durante a visita o subcomandante Barbosa pleiteou que Barreiras seja contemplada com recursos ainda este ano, dada a sua importância como município prioritário, como resposta o Coordenador do SINESP destacou a importância da Guarda Municipal se adequar à Lei Federal 13.022/14 e anunciou o novo ciclo do Bolsa-Formação para maio.

Ao receber o retorno da viagem, o secretário de Segurança Cidadã reiterou o compromisso da gestão municipal em seguir envidando esforços para que a Guarda Civil Municipal de Barreiras possa alcançar um nível cada vez mais elevado de estrutura. “Estamos em processo de transformação institucional, tendo em vista as várias legislações pertinentes a atuação da Guarda Civil Municipal, contribuir para os avanços não só estrutural, mas também humano, é nosso dever. São notórios o compromisso e a dedicação de todos no desempenho das atribuições. Parabéns! “, disse Júnior Sampaio.

Dircom/PMB – 02.04.2024