CMDCA de Barreiras visita o Lar de Emmanuel para acompanhar situação das crianças abrigadas na instituição

Quando se trata de definir o futuro de crianças que vivem em vulnerabilidade social e sem o suporte de uma família, cada minuto é precioso. Com base nisso, nesta terça-feira, 19, os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA se deslocaram até o Lar de Emmanuel, situado na Vila Rica, para visitar as crianças assistidas pela instituição, coordenada por Dona Francisca, e que recentemente recebeu menores que estavam abrigados embaixo da Ponte de Cimento.

Além da presidente do conselho e secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, membros titulares e suplentes, a secretária executiva Tatiara Crisostomo e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Felipe também participaram da visita. Eles vistoriaram as salas, os dormitórios, refeitório e todo ambiente institucional, buscando assim, atestar que as crianças e adolescentes que necessitam passar pela instituição, tenham espaço e cuidados adequados para garantir seus direitos.

“As visitas são periódicas às instituições que atendem nossas crianças e adolescentes. Hoje, em especial o CMDCA veio acompanhar e avaliar a situação das crianças que foram abrigadas por Dona Francisciquinha no Lar de Emmanuel, após a determinação do MP de que elas fossem retiradas debaixo da ponte, e encaminhadas até essa instituição que zela pelos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, disse a secretária e presidente, Karlúcia Macêdo.

Ao todo dez crianças que residiam nas imediações da Ponte de Cimento foram encaminhadas ao Lar de Emmanuel, no dia 08 de fevereiro. Dona Francisquinha ainda informou que as crianças maiores já foram matriculadas no ensino regular e as menores estão recebendo as vacinas adequadas e são frequentemente visitadas pelos pais.