Circolando chega em Barreiras promovendo apresentações gratuitas para crianças e estudantes da rede municipal de ensino

O circo chegou! A magia, o teatro e a música circenses fazem parte do projeto Circolando, idealizado e produzido por Rodrigo Cauchioli, que está na Capital do Oeste para quatro apresentações gratuitas no Centro de Cultura Rivelino Silva de Carvalho. Com apoio da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, dentro do Projeto Cultura e Arte Por Toda Parte, o Circolando preparou sessões nos dias 24 e 25 de outubro, às 11h e às 15h.

A subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno, acompanhou nesta terça-feira, 24, a abertura das atividades, explicando que o Circolando é um espetáculo circense de concepção moderna, que utiliza brinquedos e objetos típicos da infância. “Barreiras recebe de braços abertos o projeto Circolando, promovido com incentivo da Lei Rouanet, e que traz para as crianças e jovens dos municípios a transmissão da cultura, arte, teatro de forma ampla, sem idade, gênero ou condição social. Mas sim retrata, a vida no circo, os sorrisos e amor por tudo que perfaz o fazer cultural”, disse Emília.

Durante a tarde, o secretário de Educação, Jeferson Barbosa, também prestigiou a apresentação que contou ainda com os estudantes do 6º ao 9º ano do Colégio Municipal José Costa Borges que foram recebidos com um show de luzes e palco preparado com bolas, escadas, fitas, arcos, bambolês, palhaços, contorcionistas, malabares e com artistas com performances modernas. Ansioso pelo início do espetáculo, o estudante André Eduardo do 8º ano comentava sobre a produção com os colegas. “Estamos observando cada detalhe, as luzes do palco que formam a tenda do circo, o picadeiro, os objetos e aguardamos a entrada dos artistas. Isso é muito emocionante”, relatou o estudante.

O idealizador Rodrigo Cauchioli além de se apresentar como palhaço, também dirige o elenco que arrancou aplausos do público juvenil. “Chegamos na Bahia, trazendo na mala uma linguagem artística lúdica, ingênua e encantadora, que proporciona reviver o circo que é a mãe de todas as artes, pois apresenta diversas disciplinas do mundo artístico em um único espetáculo, com a capacidade de entreter, encantar e inspirar aqueles que o assistem. Falamos de resistência, força, equilíbrio e dedicação desses artistas que vivem suas histórias com bom humor. Esperamos que esses jovens saiam inspirados e mais conscientes culturalmente”, destacou Cauchioli.

Convidando a população, a subsecretária Emília Moreno destaca que as apresentações acontecem novamente nesta quarta-feira (25), às 11h e 15h, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, abertas ao público.

Dircom/PMB – 24.10.2023