CER II encerra atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com capacitação para cuidadores escolares

Com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, a Secretaria de Saúde através do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), desenvolveu uma semana de atividades para os pais, cuidadores e pacientes com deficiência intelectual e múltipla com acompanhamento da equipe multidisciplinar. O encerramento aconteceu nesta tarde de sexta-feira, 26, com a capacitação para cuidadores escolares.

Cuidadores de nove escolas municipais foram recepcionadas na Sala de Terapia em Grupo Infantil pelo diretor Anderson Vian, a coordenadora administrativa Geisa Schwambach, a nutricionista Caroline Argolo, o pedagogo Fabio Henrique Regis, a psicóloga Millene Menezes, fonoaudióloga Rita de Cassia Santos, a assistente social Silvana Consuelo e a fisioterapeuta Taise Porto. Durante a roda de conversa, os cuidadores receberam estratégias e métodos para o cuidado diário das crianças dentro de cada necessidade.

A cuidadora Euzilane Oliveira compartilhou sua experiência com os dois alunos da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, relatando a importância da capacitação. “Trabalho há cinco anos como cuidadora e gosto muito do que faço. A cada dia superamos um desafio, vamos ajudando no processo de aprendizagem e aprendendo a lidar com as deficiências, então é fundamental esse espaço para tirar dúvidas, aprender e estreitar ainda mais nosso laço com os alunos, que requerem mais cuidados”, avaliou a cuidadora.

O diretor Anderson Vian lembrou que durante toda semana o CER II e a equipe multidisciplinar, desenvolveram atividades de interação, buscando realmente quebrar paradigmas e ampliar a inclusão.

“Comemoramos durante esses cinco dias, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com oficinas diárias, entrega de cadeiras de roda, escuta dos pais e cinema lúdico abrangendo pacientes de Barreiras e dos 36 municípios atendidos na unidade. Essa interação foi essencial para que realmente possamos quebrar as barreiras e incluir cada vez mais a pessoa com deficiência, e continuamos nosso trabalho com os profissionais da equipe multidisciplinar, levando sempre acesso a saúde humanizada, inovadora e integradora”, disse o diretor.

Dircom/PMB- 26.08.2022