Centro Especializado em Reabilitação de Barreiras realiza entrega de próteses e órteses para usuários da unidade

O Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II) iniciou nesta terça-feira (3) e segue até quinta-feira (5),  a entrega de órteses e próteses para usuários, que fazem tratamento e acompanhamento na unidade. Estes são dispositivos que proporcionam maior autonomia e mobilidade aos pacientes, seja modificando ou auxiliando no funcionamento de alguma estrutura do corpo com o uso de órteses, ou substituindo-as com o auxílio das próteses.

No total serão entregues 122 órteses que beneficiarão 75 pacientes e 54 próteses para 50 usuários. Uma das beneficiadas foi dona Maria Luciene, moradora da comunidade Arraial da Penha e que perdeu a perna esquerda após uma picada de cobra. “Esperei por um ano e três meses receber essa prótese, que tenho certeza irá me auxiliar muito na minha locomoção e também na minha autoestima. Estou muito grata por todo esse auxílio que recebemos que vai desde a aprovação do equipamento até a definição para o uso”, frisou.

O sentimento de alegria também foi compartilhado pelo morador de Serra do Ramalho, o jovem Silvani dos Santos, que perdeu a perna após sofrer um acidente de trânsito em 2022. “Estava bem ansioso para a entrega desse equipamento que irá me proporcionar mais independência, além de melhorar a minha locomoção no dia a dia. Aos poucos a gente vai se adaptando a essa nova rotina”, disse Silvani, enquanto fazia a prova da prótese pelo pátio do CER II.

A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues; juntamente com a subsecretária Juana Jamille, também a coordenadora do CER II, Geisa Schwambach e a diretora administrativa Fernanda Delgado, acompanharam a entrega das órteses e próteses nesse primeiro dia, e ressaltou a importância da ação. “Essa já é a segunda entrega de equipamentos que auxiliam os usuários de Barreiras e dos municípios pactuados que realizam reabilitação no CER II. Nosso principal objetivo, dentro das premissas do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, é justamente trazer conforto, auxiliar na mobilidade diária desses pacientes e reduzir por completo a fila de espera pelos equipamentos. Agradecemos a equipe de profissionais capacitados que acompanham e realizam todas as etapas adequadas e necessárias”, pontuou Jamile Rodrigues.

Pela manhã, os usuários também tiveram a oportunidade de acompanhar duas rodas de conversas que abordaram a temática alimentação saudável ministrada pela equipe de nutrição do CER II, e o alerta para o câncer de mama em mulheres e homens dentro da programação do Outubro Rosa, ministrada pela enfermeira Zil Borges. O momento de descontração ficou por conta do cantor André Nascimento, que tocou músicas populares brasileiras.

Dircom/PMB- 3.10.2023