Centro Especializado de Atendimento ao Homem realiza mutirão para agendamento de vasectomias

Mais de 40 homens foram recepcionados no Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), na última quinta-feira, (25). Um mutirão pré-operatório de cirurgias eletivas de vasectomia foi organizado pela unidade de saúde, garantindo aos pacientes momentos de cuidados e bem-estar. Uma palestra educativa sobre o procedimento de vasectomia, os cuidados pré e pós-operatórios, informações sobre higiene pessoal e higiene íntima abriu a programação.

Uma equipe composta por 11 profissionais forneceu atendimentos humanizados, foram oferecidos testes rápidos de Hepatite B, Sífilis e H.I.V, e os pacientes fizeram uma visita de ambientação para conhecer o funcionamento e a estrutura do CEAH. “Este é um momento muito importante, porque orienta os pacientes para que no dia que derem entrada para a cirurgia, sintam-se ambientados e não haja desconforto, ou dúvidas, assim, eles conheceram até mesmo o centro cirúrgico onde os procedimentos são realizados”, explica o coordenador do CEAH, enfermeiro José Itamar.

Atendimentos de enfermagem, de odontologia e consultas médicas também fizeram parte da programação. Após cumprirem todas as etapas e ao se mostrarem aptos para a cirurgia, os pacientes receberam o prontuário médico que deverá ser apresentado, junto com documentação pessoal, na Central Integrada de Regulação-CIR, onde a cirurgia será agendada. “Os pacientes saem daqui seguros sobre a vasectomia, porque além de orientarmos sobre o procedimento em si, ressaltamos que é bastante tranquilo e que trará benefícios importantes como o de evitar uma gravidez indesejada e para os casados, fortalecer vínculos amorosos, além de evitar, em casos em que não há recomendação médica, o uso de anticoncepcionais pela parceira”, finaliza José Itamar.

Sobre o CEAH – Coordenado pela Secretaria de Saúde, o Centro de Atendimento ao Homem fica localizado na Rua Aníbal Alves Barbosa,398, bairro Sandra Regina. O local busca promover a conscientização dos usuários a respeito de doenças masculinas, com ênfase à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, por meio de acompanhamentos com enfermeiros, psicólogos e médicos urologistas.

Dircom/PMB – 29.05.2023

 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo