Centro de Atendimento à Mulher de Barreiras apresenta atualização do planejamento familiar e métodos contraceptivos em encontro com médicos e enfermeiros

Se programar para a chegada de um filho e até mesmo evitar uma gravidez indesejada são princípios norteadores do planejamento familiar, garantidos e disponíveis na atenção básica da rede municipal. Foi com esse foco que a coordenação do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) reuniu na última sexta-feira (10), 78 profissionais, entre médicos e enfermeiros para atualizar leis, normas e técnicas na oferta dos métodos contraceptivos na rede pública de saúde.

A realização do planejamento familiar é direito de todos e garantida pela Lei nº 14.443/2022, que dentre as opções, oferta a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre, e a realização de procedimentos cirúrgicos, como laqueadura para mulheres e vasectomia para os homens. A palestra que aconteceu no auditório da Clínica Escola de Saúde da Uninassau foi conduzida pela médica ginecologista Drª Jeanne Barbosa, que enfatizou a ampliação do acesso de mulheres e homens às informações das novas leis que abrangem os métodos contraceptivos.

Conforme a coordenadora do CAM, Emanuela Oliveira, o planejamento familiar tem início nas Unidades de Saúde da Família, dessa maneira, o encontro buscou trazer atualizações desses direitos e as orientações aos usuários sobre os métodos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Foi um encontro bem produtivo e enriquecedor para todos os médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária. Momento de troca de conhecimentos, vivências e fortalecimento da rede de atenção à saúde de Barreiras. Agradecemos a participação de todos esses profissionais, é com eles o primeiro contato para o início do planejamento familiar, uma importante ação que busca garantir direitos e assegurar as decisões de homens e mulheres na escolha do melhor método contraceptivo”, ressaltou.

Dircom/PMB – 16.11.2023