Centro de Atenção Psicossocial de Barreiras promove ações de conscientização no Setembro Amarelo

Com a proposta de promover eventos que tenham como pauta a prevenção ao suicídio e alertando a população da importância do debate sobre temas trabalhados no Setembro Amarelo, nesse 1º de setembro, a Secretaria de Saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), realizou um passeio divertido no Clube BNB, integrando os usuários e a equipe multiprofissional nessa reflexão da valorização pela vida.

No domingo (10), é comemorado oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O Setembro Amarelo é considerada a maior campanha anti estigma do mundo e este ano traz como tema: “Se precisar, peça ajuda!”, temática que será trabalhada com a população nos diversos equipamentos de saúde com ações diária e em grupos.

Conforme a coordenadora da Saúde Mental, Denny Samper, o lazer interativo envolveu dinâmicas, gincana participativa e músicas, trazendo na roda de conversa a reflexão sobre o autocuidado, cuidar do outro e o olhar para si. A programação se estenderá ao longo do mês, sendo que no dia 29 de setembro será realizado o III Pedal pela Vida pelas ruas do centro de Barreiras.

“Chegamos a um dos meses mais importantes para se trabalhar a valorização da vida dentro das ações do Setembro Amarelo. Esse tema traz questões voltadas para a saúde mental que se faz necessário trabalhar diariamente, possibilitando as ações de advertência e informações, com o objetivo de potencializar o acolhimento e a assistência prévia. Hoje, foi mais um dia divertido trazendo essa reflexão de maneira lúdica em meio a natureza com os usuários do CAPS II. Durante todo esse mês, teremos também exibição de lives e ciclos de palestras com temas em alusão a Campanha do Setembro Amarelo nos diversos equipamentos de saúde”, ressaltou Denny.

Dircom/PMB – 1.9.2023