Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho recebe espetáculo Tributo a Luiz Gonzaga da Escola Baiana de Dança contemplado pela Lei Paulo Gustavo

No ritmo do forró pé de serra, a Escola Baiana de Dança apresentou em um ambiente todo caracterizado o espetáculo “Tributo a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião”. O projeto cultural que também foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 004/2023, promovido pela Prefeitura de Barreiras por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – conhecida como Lei Paulo Gustavo – que visa incentivar a cultura local, é de iniciativa da coreógrafa, professora e diretora artista Keyla Catharina Castelo Branco, sobre a direção administrativa de Cintia Cunha.

Através da dança, o Tributo a Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião” mostrou a diversidade cultural do Brasil, viajando por ritmos nordestinos como o forró, xaxado, xote e baião. Nesse espetáculo, a Escola Baiana de Dança contou com a participação especial das alunas do Instituto Parceiros da Educação Pela Vida (PEPVIDA), que desenvolve trabalho social na comunidade, oferecendo aulas de Ballet Clássico, visando o desenvolvimento social e uma melhor qualidade de vida para seus componentes.

“Luiz Gonzaga, nascido em Pernambuco, na cidade de Exú, foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, cantando e sempre acompanhado de sua inseparável sanfona, levando essa diversidade para o mundo. Estamos agradecidos por nosso projeto ser contemplado pela Lei Paulo Gustavo de iniciativa da Secretaria de Cultura de Barreiras. Certamente, um espetáculo nesta estrutura e com qualidade, não poderia ser realizado somente pela Escola, pois o custo é muito alto. Com esse recurso conseguimos realizar o espetáculo aberto ao público. Agradecemos também aos pais, alunas e alunos pela participação nessa apresentação e aos integrantes da PEPVIDA”, ressaltou Cintia Cunha.

Para a secretária de Cultura e Turismo, o mês de junho é referenciado pelos ritmos que embalam o São João em todo Brasil, e em Barreiras o espetáculo ganhou ainda mais notoriedade por expressar essa cultura através do ballet coreografado com as músicas de Luiz Gonzaga.

“Esse é um mês de muita festa junina em todo País, principalmente nas cidades do Nordeste, por isso, esse espetáculo teve a magia das músicas de Luiz Gonzaga aperfeiçoando ainda mais esse projeto cultural que também foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, em Barreiras. Sempre é motivo de muita alegria acompanhar as apresentações culturais que foram agraciadas por esse Projeto, alcançando nossos artistas locais e valorizando a nossa cultura”, pontuou Emília Moreno.

Dircom/PMB – 10.6.2024