Casa da Mulher Barreirense marca dois anos de atuação solidária

Com o apoio da Prefeitura de Barreiras a entidade atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

Localizada na Vila Rica, a Casa da Mulher Barreirense deu uma pausa nas atividades na última quinta-feira (27), para dedicar às mulheres cadastradas, momentos de descontração, cuidados e fortalecimento da autoestima e assim, comemorar os dois anos de atuação da entidade. O dia de ação solidária foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso e pelos secretários de Assistência Social, Dicíola Baqueiro e de Educação, Jeferson Barbosa, além da vereadora Silma Alves, do diretor do IFBA, Gustavo da Silva Quirino e o comandante do 10º Beic, Ten. Cel. Camilo Uzêda, que foram recepcionados pela presidente da Ong Forte por Ser Mulher, Eliane Pereira dos Reis.

“A Casa da Mulher Barreirense é um projeto da Ong Forte por Ser Mulher e que possui 200 assistidas todos os meses, porém, atingimos 1.800 mulheres cadastradas, que recebem assistência social, psicológica e jurídica, além de participarem de oficinas de capacitação profissional para reinserção ao mercado de trabalho. Além disso, aqui elas contam com o acolhimento tão importante em momentos de fragilidade, por isso, hoje queremos comemorar com elas estes dois anos de atuação e de novas perspectivas de vida”, explica a presidente Eliane dos Reis.

Durante a ação solidária, a coordenadora da Casa da Mulher Barreirense, advogada Silvana Ribeiro apresentou os dados estatísticos na entidade, com números de atendimentos, acolhimentos, visitas aos bairros e abordou o tema da violência contra à mulher, destacando toda a rede de enfrentamento disponibilizada em Barreiras. As assistidas participaram de sorteios de brindes, cestas básicas e receberam lanches, como forma de valorização e carinho, por parte da equipe da Casa.

“Esta ação nos enche de alegria e nos encoraja para continuarmos no apoio à esta entidade, e a todas as iniciativas que busquem enfrentar a violência contra às mulheres e garantir a estas vítimas, um atendimento mais qualificado e capaz de auxiliar no resgate à cidadania e ao respeito. Nossos parabéns ao trabalho realizado pela equipe da Casa da Mulher Barreirense, e os dados apresentados, demonstram a importância da parceria da Prefeitura de Barreiras com entidades desse porte, como forma de ampliar a assistência às mulheres da nossa cidade”, destacou a secretária de Assistência Social e Trabalho, Dicíola Baqueiro.

Dircom/PMB – 31.07.2023