CARNAOESTE 2014: Segurança prevê ação integrada

seguranca

Visando manter a segurança dos foliões durante o período da folia, as Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, montaram um grande esquema com ações inovadoras no Carnaval de Barreiras. Uma Base de Segurança Cidadã estará montada no Centro de Abastecimento de Barreiras, no local os foliões contarão com apoio ininterrupto da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Juizado de Menores.

Polícia Civil: A Polícia Civil estará instalada na Delegacia Especial de Atendimento – DEA, no estacionamento do Centro de Abastecimento – CAB. Todas as ocorrências pertinentes ao circuito da festa deverão ser registradas na DEA, que contará com uma equipe de delegados, escrivãos e policiais. Os trabalhos começarão às 20h e encerrarão às 06h. Na DEA, estarão disponibilizadas ainda duas celas. As pessoas que se envolverem em ocorrências ficarão detidas até o termino da festa – naquele dia, já quem cometer delitos mais graves será encaminhado para o Complexo Policial. Todas as ocorrências do carnaval serão registradas no próprio circuito.

Polícia Militar: A Polícia Militar disponibilizará ao todo 459 homens no carnaval. Foram montados quatro postos de comandos em locais estratégicos: o posto de comando de área – PCA – no estacionamento do CAB, um posto de comando setorial – PCS entre o Posto Sabrina e a Primavia Motos, um PCS no  estacionamento da prefeitura e outro PSC em frente ao Posto Dourado, na Av. ACM – destinado ao Corpo de Bombeiros. Ao longo do trajeto oficial da festa serão 08 postos elevados de observação e aliado a isso estará o patrulhamento a pé em fila indiana. O circuito contará com uma central de monitoramento por câmeras. Serão utilizados detectores de metal para a revista das pessoas que vão ter acesso ao circuito.

No Carnaval Cultural, na Landulpho Alves também haverá um PSC montado no Centro Cultural. No Balneário Três Bocas outro PCS garantirá a segurança dos foliões.

Além disso, reforços extras e viaturas estarão fazendo a segurança nas áreas externas à festa. As rondas ostensivas e o serviço de rapiopatrulhamento continuarão, inclusive com o apoio de policiais da Base/Cerrado.

Polícia Rodoviária Federal: Com o início da Operação Carnaval, dia 24 de fevereiro até 05 de março, a Polícia Rodoviária Federal intensificará as fiscalizações nas BR’s 242, 135 e 020 (na divisa da Bahia com o Goiás) com a presença de viaturas. Um ponto que receberá atenção especial é o trecho que liga o centro da cidade ao Rio de Ondas. Além do posto fixo da PRF, os patrulheiros estarão atuando em outros três pontos com fiscalização, orientação aos motoristas e verificação das condições de segurança apresentadas pelos veículos.

A distribuição dos postos ficou assim: um em frente o 4º Batalhão de Engenharia de Construção – BEC, outro nos Três Bocas e um último nas imediações do Rio de Ondas no final da tarde.
Para auxiliar nos trabalhos, os policiais usarão bafômetros com kits descartáveis, para coibir o excesso de bebidas alcoólicas, e que possibilitarão consultas sobre os veículos fiscalizados, pois estarão interligados ao Cadastro Nacional de Infrações e Ocorrências, que poderá fornecer informações sobre veículos roubados e outras pertinentes. Todo o efetivo trabalhará dobrado e a PRF recebeu contingente o reforço de policiais de Vitória da Conquista e Brasília.

Guarda Municipal: A Guarda Municipal possui um efetivo de 150 homens, destes, um comandante, um sub-comandante, cinco inspetores e quatro sub-inspetores. No circuito oficial, Praça Landulfo Alves e Balneário Três Bocas 60 homens da GM ajudarão a promover a segurança dos foliões. Em parceira com a Coordenação Municipal de Trânsito – Cootrans, a GM ficará encarregada da organização do trânsito durante o carnaval. Eles também garantirão a segurança em prédios e patrimônios do município.  Outra ação da GM no carnaval será acompanhar equipes da Vigilância Sanitária na fiscalização de barracas, bares e camarotes.

Corpo de Bombeiros: Os 90 policiais que compõem o efetivo do Corpo de Bombeiros de Barreiras atuarão no carnaval, com uma média de 70 bombeiros. O Posto de Comando Setorial – PCS  montado em frente ao Posto Dourado, na Av. ACM ficará para o Corpo de Bombeiros. O carro de salvamento e combate a incêndio estará próximo à Praça Castro Alves, assim poderá atender ao circuito principal e o do carnaval cultural. Outra ação de competência do Corpo de Bombeiros são as vistorias de camarotes, arquibancadas, barracas, trios e carros de apoio. Dentre os pontos observados nas fiscalizações estão são as saídas e sinalização de emergência, segurança das escadas e instalação de extintores.