CAPS e Centro POP participam de I Simpósio da Saúde Coletiva do Oeste da Bahia, na UFOB

Realizado pelos professores do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o I Simpósio da Saúde Coletiva do Oeste da Bahia reuniu, durante a sexta-feira (9) e o sábado (10), estudantes, professores do Ensino Superior, usuários da rede de saúde, profissionais e gestores vinculados aos Sistemas Municipais de Saúde do Oeste da Bahia. Com o tema central “30 anos de SUS (Re) existência democrática em conjuntura de desmonte do direito à saúde, o evento foi aberto com a participação do “CoralMente”, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Prefeitura de Barreiras.

A programação contou com minicursos, oficinas, conferências e mesas-redondas que tiveram as discussões voltadas para a diversas abordagens do Sistema Único de Saúde. As diversas formas do cuidado com o usuário do SUS e as diretrizes do SUS voltadas para estes usuários foram alvos dos debates. “Nós trabalhamos no CAPS a inserção de nossos usuários, e este simpósio, onde uma usuária nossa deu o seu depoimento, serviu para reforçar nos cerca de 20 usuários participantes e nos demais presentes, a importância de aumentarmos a autoestima e de mostrar que eles fazem parte da sociedade”, avalia a coordenadora municipal de saúde mental, Valdenice Pereira dos Santos.

Ela, juntamente com a psicóloga do Centro de Referência Especial para População de Rua (Centro POP), Edna Souza, participaram da mesa redonda realizada durante o sábado (10), relatando mais detalhes sobre o trabalho e os cuidados que o município de Barreiras tem com os usuários dos dois equipamentos de saúde mental (CAPS) e saúde do morador de rua (Centro POP). Profissionais da rede municipal de saúde também participaram do evento.