Caminho das Cachoeiras: Prefeitura de Barreiras incentiva o desenvolvimento local a partir do aproveitamento dos recursos naturais renováveis

De 16 a 19, segunda a quinta-feira, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade juntamente com a Secretaria de Indústria Comércio e Turismo, realizou nas comunidades de São Vicente, Lavras, Chico Preto e Alto Alegre, que compõem o Caminho das Cachoeiras, as oficinas de resgate cultural e inserção de design com reaproveitamento dos produtos do Cerrado.

Essas oficinas fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Local, que contempla o turismo de base comunitária e economia verde, na qual durante todo o ano de 2020 e meados de 2021 foi realizado um estudo com levantamento das espécies nativas locais e das comunidades tradicionais. Nessas comunidades, foi trabalhada a produção de biojóias, artesanato com fibras de buriti, da bananeira, palha de milho e sementes do Cerrado.

Segundo Maria da Penha, coordenadora do projeto, a região tem um grande potencial aquífero, muitas comunidades da agricultura familiar e tudo isso aliado ao fomento de levar esses produtos para o mercado, contribui de uma forma significativa para o desenvolvimento, geração de renda e inserção da população tradicional. “Não existe uma receita pronta para a gente se apropriar e se inspirar, mas dentre as muitas ideias, atitudes e pequenas iniciativas já existentes, podemos chegar e melhorar, ajudar a desenvolver, fortalecendo as comunidades para que elas possam ser os protagonistas desse desenvolvimento. O que a gente percebe, muitas vezes, é que as pessoas tem receio de tomar uma atitude e começarem, mas quando o gestor local oferece essa ferramenta e ajuda nesse processo, as coisas vão fluindo naturalmente e é o que está acontecendo agora”, pontua a coordenadora do Projeto.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o apoio da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo, dará continuidade às oficinas de acordo com a demanda das comunidades e a situação sanitária de cada local. “O principal objetivo desse trabalho é incentivar a produção da economia verde, incluir pessoas e gerar renda, utilizando recursos naturais, além de explorar o bioma local com responsabilidade, através do manejo adequado”, destacou Demósthenes Júnior, secretário de meio ambiente e sustentabilidade.

Dircom/PMB – 20.08.2021