Barreiras sedia Workshop do Ecossistema de Inovação do Oeste Baiano

Com o objetivo de promover a governança local do ecossistema de inovação e desenvolver um Plano de Ação voltado para o desenvolvimento inovador da agropecuária regional, envolvendo as Instituições de Ciência e Tecnologias, empresas, produtores e agências de fomento, foi realizado na tarde desta terça-feira (26), o AgroNordeste Digital: Workshop do Ecossistema de Inovação do Oeste Baiano, no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

O evento foi uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria da Fazenda da Bahia, em parceria com o Sebrae e demais apoiadores do Plano Agronordeste e contou com a presença dos secretários José Marques (Agricultura e Tecnologia) e Roberto Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo).

O Workshop do Ecossistema de Inovação ajudará a estruturar eventos de aproximação entre fundos de investimento e empreendedores locais e regionais, bem como startups e agritechs, para parceria no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao agronegócio. Segundo o consultor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Erick Rojas, esse workshop buscou dinamizar o ecossistema de inovação no Nordeste, pois a região Oeste é pujante e com grande potencial, nesse contexto, a meta é desenvolver novas tecnologias para o Agro.

O secretário de Agricultura e Tecnologia pontuou a importância da realização do workshop. “Este ano, em fevereiro, eu, juntamente com a equipe da Secretaria, realizei uma visita a Hub Conquista com o objetivo de conhecer mais detalhes desse empreendimento que agrega startups empenhadas em buscar soluções de problemas promovendo a eficiência de empresas públicas e privadas. E hoje esse workshop é um momento em que agrega todos que estão envolvidos nesse processo de criar soluções inovadoras no agronegócio, que é tão pujante aqui na nossa região. Ainda é importante destacar que o Hub Barreiras está em fase de planejamento para a implantação desse espaço na Capital do Oeste”, destacou José Marques.

Ecossistemas de Inovação: Conforme o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), ecossistemas de inovação são espaços que agregam infraestrutura e arranjos institucionais e culturais e que atraem empreendedores e recursos financeiros, constituindo-se em lugares que potencializam o desenvolvimento da sociedade e do conhecimento, compreendendo, entre outros, parques científicos e tecnológicos, cidades inteligentes, distritos de inovação e polos tecnológicos. (https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inovacao/agrohub-brasil/ecossistemas).

Dircom/PMB 27.07.2022