Barreiras sedia o lançamento oficial da Operação Safra 2023/24 que já está em sua 10ª edição

Lançada oficialmente em Barreiras nesta quinta-feira (14), a Operação Safra 2023/2024 comemora dez anos consecutivos de atuação com resultados positivos na segurança da colheita agrícola nos municípios do Oeste, além da inibição de roubos e furtos de defensivos agrícolas, assegurando assim, mais tranquilidade aos produtores, caminhoneiros e fornecedores de insumos e implementos. A operação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

A cerimônia realizada na Base Avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (BAVAN) contou com a presença de autoridades políticas, militares, civis e agricultores. O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, o secretário de Agricultura e Tecnologia José Marques, a subsecretária Manuela Maia, o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior, assessor Marcos Penalber, o comandante da GCM, João Oliveira e os vereadores Tetéia Chaves e Adriano Stein, foram recepcionados pelo presidente da Aiba, Odacil Ranzi e diretoria.

O lançamento contou também com a presença do subsecretário de Segurança Pública da Bahia-SSP, Marcel Oliveira, que destacou a atuação da Polícia Militar e a amplitude da sensação de segurança que a Operação promove durante os seis meses de intensa atuação.

“Celebramos dez anos de serviços prestados à segurança e logística no campo em onze municípios do Oeste, e continuaremos focados no monitoramento das áreas de produção e transporte, com a presença do policiamento do Graer, Companhias Independentes de todos os municípios, Cipe Cerrado, Policiamento Rodoviário Estadual e Rondesp, levando a força e proteção a essa região tão pujante”, destacou o subsecretário da SSP, Marcel Oliveira.

A Operação Safra abrange os municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia. O presidente da Aiba, Odacil Ranzi elencou os resultados da parceria e o suporte operacional para que a segurança da safra seja garantida.

“Hoje só temos que celebrar a mudança da realidade que assistimos nesses dez anos, e como os índices caíram após essa atuação conjunta das forças de segurança pública. Nossa meta é prevalecer e fortalecer essa parceria entre Aiba, o Governo do Estado, a Adab e Polícia Militar da Bahia, que tem dado resultados positivos e reflexos significativos para a manutenção da paz no campo e nas cidades do Oeste baiano”, ressaltou Odacil.

Números da Operação Safra 2022/2023: A Operação Safra 2022/2023 terminou com 12 mil pessoas abordadas e mais de 3,5 mil veículos inspecionados pela Polícia Militar, um aumento efetivo de 20%, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria da Agricultura do estado (Seagri). Os dados também informam que foram realizadas 9 mil visitas a fazendas durante os 6 meses da operação, aumento de 20% em relação ao período anterior. Foram registradas, ainda, a prisão de quatro pessoas em flagrante e a apreensão de 18 armas de fogo, números inferiores aos computados em anos anteriores.

Dircom/PMB 14.9.2023