Barreiras sedia lançamento da Operação Safra 2022/2023

Lançada oficialmente nesta quinta-feira (15), a Operação Safra 2022/2023 retorna pelo nono ano consecutivo como estratégia para garantir a segurança da colheita agrícola na região Oeste da Bahia, prevenindo roubos e furtos a defensivos e assegurando a agricultores, caminhoneiros e fornecedores de insumos e implementos, tranquilidade. A ação é executada pela parceria entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“Os agricultores da nossa região são responsáveis pelo maior PIB agrícola do Brasil, além de garantirem uma grande geração de emprego e renda regional, então esta parceria entre Aiba, Adab e Polícia Militar traz mais tranquilidade e segurança para que os produtores continuem representando o Oeste com grandiosidade”, destacou o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, Júnior Sampaio. Em companhia da subsecretária de Agricultura e Tecnologia,  Manuela Maia, ele representou o prefeito Zito Barbosa no lançamento, realizado na Base Avançada do Grupamento Aéreo de Barreiras (Graer).

A Operação Safra terá início em outubro de 2022 e vigência até março de 2023. A ação prevê um investimento de mais de R$ 1,3 milhão, empregado no reforço e policiamento em 12 cidades produtoras da região Oeste, com mais de 600 plantões nos finais de semana. A novidade desta edição fica por conta do aplicativo da Operação Safra, desenvolvido no último ano de forma piloto e que agora entra em execução. A ferramenta gratuita, será utilizada pelos policiais militares atuantes na ação e também pelos agricultores.

Serão mais de 90 quilômetros quadrados de áreas em produção e transporte monitorados pelos policiais do Graer, com emprego de aeronaves, Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado, de Policiamento Rodoviário (CIPRv), das 30ª, 85ª e 86ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) Santa Maria da Vitória, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto e da Rondas Especiais (Rondesp) Oeste.

“Nós vamos dar todo o apoio aos agricultores durante a colheita e transporte da produção. Sempre que eles precisarem de um aparato, poderão fazer, terão ligação direta com a Polícia Militar. Tudo para que eles possam se sentir seguros durante todo o processo”, destacou o secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino.

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi relembrou as primeiras edições da Operação e fez um balanço dos resultados alcançados até aqui. “Esta operação mudou a realidade da região e cada vez mais assistimos os índices de criminalidade caírem. É uma ação modelo que já começa a ser copiada em outras regiões do Brasil. Peço que os agricultores recebam bem os policiais que estarão percorrendo as fazendas durante o período da Operação Safra”, disse.

Números – Até a última edição da Operação Safra, 180 pessoas foram presas em flagrante, 291 armas de fogo foram apreendidas, 28 veículos foram recuperados, e mais de 35 mil visitas realizadas às propriedades rurais, estreitando a relação entre a segurança pública e o produtor rural.

Dircom/PMB  – 16.09.2022