Barreiras sedia 3° Encontro em Saúde do Trabalhador para Técnicos do Oeste

No intuito de fortalecer e apoiar no planejamento e execução das atividades em Saúde do Trabalhador nos âmbitos municipal e regional, os Técnicos em Saúde do Trabalhador dos municípios da região Oeste participaram nessa quarta-feira (15) da capacitação em Vigilância em Saúde do Trabalhador, no 3° Encontro em Saúde. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/Oeste), juntamente com o Núcleo Regional de Saúde, contou com o apoio da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST), por meio da Coordenação da Rede de Saúde do Trabalhador (COGER).

O encontro que aconteceu no auditório da Faculdade Dom Pedro II, contou com a presença do secretário municipal de saúde, Anderson Vian, coordenadora do Núcleo Regional, Suzete Dias, coordenadora do COGER, Kamille Serravalle, da equipe e coordenadora do CEREST/Oeste, Janaina Oliveira, coordenadora regional do SAMU Kallynka Soledade, coordenador da base do SAMU em Barreiras, João Carlos Soares e dos técnicos de referência em Saúde do Trabalhador dos 36 municípios da região Oeste.

Com objetivo de apoiar e qualificar os técnicos das instâncias municipais, o 3° Encontro em Saúde do Trabalhador abordou a temática Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho, ministrado ao longo do dia pelos coordenadores da COVAP/DIVAST, Celso Joélio Amorim e José Fernando Santos.

“O CEREST/Oeste em Barreiras tem sido referência para os municípios e para o Estado nas melhorias que estão sendo realizadas com relação à Saúde do Trabalhador, e essa tem sido também um trabalho contínuo pela Gestão na prevenção de acidentes e na valorização dos trabalhadores. Com certeza, esse encontro agrega ainda mais conhecimento através das escutas, interação e troca de experiências entre os atores dos municípios envolvidos, o que aprimora a qualificação dos técnicos sobre os trabalhos desenvolvidos para a saúde do trabalhador”, destacou Anderson Vian, secretário de saúde de Barreiras.

A coordenadora do CEREST/Oeste, agradeceu a participação de todos os técnicos da região destacando a importância do encontro no fortalecimento Do tema para a saúde do trabalhador. “Esse é um momento oportuno para debater sobre a saúde do trabalhador, incluindo as experiências exitosas nos municípios do oeste. De acordo com recentes pesquisas em observatório realizado no país, a cada três horas e quarenta minutos, um trabalhador vai a óbito por acidente de trabalho, então, é muito importante esse auxílio da DIVAST e do COGER em explanar o que pode ser feito para que diminua consideravelmente os acidentes nos ambientes de trabalho”, frisou Janaina Oliveira.