Barreiras: Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito realiza curso interno de capacitação para inspetores da Guarda Civil Municipal

Nesta segunda-feira (14), a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras deu início à capacitação interna para inspetores que integram a Guarda Civil Municipal. O curso, que será realizado até a próxima sexta-feira (18), com 60 horas de aula e 15 disciplinas,  tem como objetivo capacitar os agentes do quadro de comando para que possam atuar com mais segurança e legitimidade, tanto na proteção ao patrimônio, como também da população.

Participaram da abertura do evento o secretário Junior Sampaio; o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira; e o subcomandante da Guarda, GCM Barbosa, que ressaltou a importância da capacitação para a equipe. “É fundamental fomentar a formação continuada dos agentes, pois a qualificação profissional na atividade policial, a preparação do servidor para o exercício de funções de direção, coordenação e assessoramento, propicia conhecimento, métodos, técnica e habilidades adequadas para a aplicação eficaz dos procedimentos, contribuindo assim para um bom desempenho diante das suas atuações”, pontuou.

De acordo com o comandante da GCM, essa é a primeira vez que o comando da Guarda realiza um curso de capacitação para inspetores do quadro de profissionais. “Toda grade curricular foi embasada na Matriz Curricular de Formação para Guardas Municipais, a qual norteia o agente para que o mesmo possa perceber-se como agente da cidadania e construir sua identidade como educador, mediador, e agente de prevenção, utilizando diálogo como importante instrumento para mediar conflitos e tomar decisões”, explanou João Oliveira.

Para o secretário Junior Sampaio, o curso de capacitação profissional é mais um grande passo para desenvolver o espírito de uma liderança transformacional. “Esse evento justifica-se pela sua proposta inovadora de proporcionar à parte gerencial uma gama de conhecimentos técnicos e científicos, na adoção da temática específica de Liderança, Gestão e Comando, capazes de desenvolver aptidões cognitivas e comportamentais mais eficientes para o bom desempenho da corporação. Desejamos êxito aos nossos guardas durante essa capacitação com entrega de certificados aos participantes na sexta-feira” ressaltou o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras.

Dircom/PMB- 14.8.2023