Barreiras: Secretaria de Assistência Social encerra ciclos de oficinas do Acessuas Trabalho certificando estudantes do Colégio Municipal Padre Vieira

Em mais um ciclo de oficinas voltadas para o empreendedorismo oferecidas pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), nesta quinta-feira (30), os jovens participantes receberam os certificados de conclusão, durante a cerimônia realizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho. O evento que aconteceu na Escola Municipal Padre Vieira, contou com presença da secretária de Assistência Social, Gabriela Nogueira; subsecretária Maritânia Gonçalves; coordenadora do Acessuas em Barreiras, Edina Aragão; diretora da unidade escolar, Maria Rosangela; coordenadora Márcia Razia; e a coordenadora do CRAS II, Adriana Souza.

As oficinas foram conduzidas por cinco facilitadores que trabalharam temáticas sobre Inteligência Emocional; elaboração de currículo; dicas para entrevista, marketing pessoal e profissional; e ainda, o autoconhecimento, planejamento de carreira do Jovem Aprendiz, e o empreendedorismo e motivação para trabalho em equipe. “Buscamos nos encontros semanais ao longo de todo mês de novembro, apresentar durante essas oficinas as variadas formas de integração no mundo do trabalho e também, no meio pessoal de todos esses estudantes que participaram de mais esse encontro, cujo principal objetivo é compartilhar experiências e comportamentos para despertar o lado pessoal e profissional dos participantes para o mundo do trabalho”, pontuou a coordenadora do Acessuas, Edina Aragão.

O estudante Victor Xavier relatou que “participar do Programa Acessuas Trabalho foi uma experiência transformadora, porque aqui nessas oficinas adquiri conhecimentos valiosos que serão fundamentais ao longo de toda a minha carreira. Aprendi não apenas sobre habilidades profissionais, mas também, sobre como me comportar e me preparar adequadamente para uma entrevista de trabalho. As orientações e técnicas fornecidas foram bastante úteis e certamente contribuirão significativamente para o meu futuro profissional”.

A secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras destacou a importância dessas oficinas voltadas para a garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade. Os interessados em participar das próximas turmas do Programa Acessuas Trabalho devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de seus bairros, para se inscreverem gratuitamente. Os encontros são semanais e realizados em diferentes espaços, a partir das parcerias firmadas.

“Encerramos mais esse ciclo de oficinas com participação de 19 estudantes que puderam compreender um pouco mais sobre os requisitos necessários para o primeiro emprego. Essas ações visam melhorar a qualidade de vida e superação de vulnerabilidades sociais, bem como, orientar didaticamente por meio de ações articuladas, da mobilização social e a oportunidade de qualificação profissional e inclusão produtiva. Parabéns a todos esses estudantes do Colégio Padre Vieira por essa conquista”, frisou Gabriela Nogueira.

Dircom/PMB – 1º.12.2023