Barreiras: Saúde encerra Campanha Novembro Azul com oferta de exames e realização de ultrassonografias de próstatas e vias urinárias

Mais 1.500 atendimentos em saúde do homem foram realizados durante a Campanha de 2023

Encerrando a Campanha Novembro Azul na Capital do Oeste, a Secretaria de Saúde de Barreiras promoveu nesta quinta-feira (30) a realização de coletas de PSA, que é o antígeno prostático específico usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata, em homens assintomáticos no Laboratório de Análise Municipal Leonídia Ayres de Almeida, e ultrassonografias de próstata e vias urinárias no Centro Especializado de Atendimento ao Homem.

A Campanha que este ano trabalhou o tema “O cuidado com a saúde também é papo de homem”, trouxe uma programação especifica para pacientes do sexo masculino o alerta para o cuidado com a saúde pessoal visando, principalmente, a prevenção contra o câncer de próstata. No total, 1.521 atendimentos foram realizados neste mês, com destaque para consultas com o urologista, orientações de rotina, exames de sangue para dosagem de PSA total e livre, atendimento psicológico, biópsias, cirurgias eletivas no Hospital Municipal Eurico Dutra, cirurgias urológicas no CEAH, ultrassonografias de próstata e ainda, realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, e verificação de glicemia.

O morador de Barreirinhas, Edson Ribeiro, de 80 anos, fez uma cirurgia da próstata em junho deste ano, ele aproveitou a oportunidade para fazer a ultrassonografia e avaliar a saúde. “Essa está sendo uma grande oportunidade de acompanhar a minha saúde após a realização dessa cirurgia que é delicada, porém, necessária em alguns casos, como foi o meu. Parabenizo toda essa equipe do CEAH que nos acolhe neste local específico para homens com muito carinho e atenção”, disse.

Conforme a secretária municipal de saúde, além dos atendimentos direcionados, a Campanha teve como principal objetivo disseminar informações sobre a importância dos exames regulares, adoção de bons hábitos alimentares e a quebra de preconceitos relacionados à saúde do homem.

“Hoje encerramos a Campanha Novembro Azul, um período de conscientização essencial sobre a saúde masculina com um número bem significativo de atendimentos, demonstrando que os homens estão mais preocupados em se cuidar. O câncer de próstata tem mais de 90% de cura quando diagnosticado no início, e para esse monitoramento essas avaliações periódicas são importantes, por isso, agradeço todo empenho da equipe do CEAH frente às ações. Reforço ainda, que segue acontecendo ao longo do ano os atendimentos no Centro Especializado de segunda a sexta-feira”, frisou Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 30.11.2023