Barreiras reúne gestores municipais de Assistência Social da Bacia do Rio Grande

Uma nova rodada de discussões e debates foi realizada durante toda a manhã desta sexta-feira (18), em Barreiras. O terceiro encontro intersetorial dos gestores municipais de assistência social da Bacia do Rio Grande reuniu representantes de 13 municípios do Oeste da Bahia, além de Barreiras. A iniciativa visa levar à mesa de trabalho propostas que possam melhorar e fortalecer as políticas públicas destinadas à área da Assistência Social discutidas por secretários municipais, gestores e conselheiros de direitos.

Nesta terceira reunião nortearam as discussões questões como o repasse do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS Nordeste; o Panorama do Censo SUAS Bahia 2022, além da apresentação do Censo SUAS 2023. A importância da implementação da Lei da Escuta Protegida, que prevê a proteção dos direitos e da proteção integral de crianças e adolescentes também foi abordada pelo assessor da Secretaria de Assistência Social de Barreiras, Anderson Barbosa.

“É estratégico que as demandas apresentadas por secretários e gestores de cada município sejam discutidas durante estes encontros, desta forma, conseguiremos dar voz às reivindicações do Oeste e também, buscar soluções para casos isolados, dividindo experiências. Por meio da coletividade poderemos implementar ações de enfrentamento em questões estratégicas, ou seja, projetos coletivos que minimizem os impactos da vulnerabilidade social nos municípios”, destacou a secretária de Assistência Social de Barreiras, Dicíola Baqueiro.

Estes encontros são sequenciais, o último foi realizado em julho passado. As pautas são previamente articuladas entre os participantes, a partir das demandas apresentadas. Integram o grupo de trabalho na Bacia do Rio Grande os municípios de Barreiras, Formosa do Rio Preto, Baianópolis, Cotegipe, Mansidão, Santa Rita de Cássia, Wanderley, Riachão das Neves, Luís Eduardo Magalhães, Catolândia, Angical, Buritirama, Cristópolis e São Desidério.

Dircom/PMB – 18.08.2023