Barreiras realiza Audiência Pública para apresentar Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025

Na sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Planejamento realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Barreiras para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025. O consultor Marcos Alves destacou a seleção das prioridades para os investimentos em ações governamentais no próximo ano.

A elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) começou em março, quando a Prefeitura de Barreiras disponibilizou um formulário online em seu site oficial, incentivando a participação popular e sugestões para a LDO 2025. “Esta consulta popular é estratégica para que os munícipes possam indicar à Prefeitura quais setores devem ser priorizados nos investimentos, além de sugerir outras melhorias, ” explicou a assessora técnica Versiany Moreira.

Para aumentar a visibilidade e compreensão da LDO, foram realizadas entrevistas com veículos de comunicação locais. A audiência pública apresentou os resultados da consulta popular e destacou a importância deste instrumento, que define metas e prioridades para 2025, alinhado ao Plano Plurianual 2022-2025, e serve como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Versiany Moreira ressaltou que a LDO tem a função de conectar o planejamento de longo prazo às ações políticas necessárias no dia a dia, materializadas no orçamento anual. Durante a audiência, os presentes puderam conferir o cronograma geral do planejamento estratégico do município, as prioridades para o próximo ano e os recursos que serão alocados para a execução das ações propostas.

Dircom/PMB – 27.05.2024