Barreiras: Projeto EmpoderArte desenvolve oficinas de mandalas, filtros e de bonecas

Em Barreiras, com objetivo de fortalecer as habilidades criativas e proporcionar oportunidades para mulheres desenvolverem suas capacidades artísticas, bem como ter experiências com atividades manuais, o Projeto EmpoderArte – Resgatando Tradições, está desenvolvendo Oficinas de Mandala, de Filtro dos Sonhos e de Bonecas. A ideia, de acordo a coordenadora Carla Thomé,  é de capacitar e estimular a geração de renda, promover independência financeira e estimular a formação de uma comunidade solidária.

O EmpoderArte – Resgatando Tradições, – um movimento feito por mulheres para mulheres -, é mais um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, resultantes do Edital nº 004/2023, que por meio do Chamamento Público, selecionou diversas propostas de culturas barreirenses. A primeira aula aconteceu no sábado (9), no Espaço Flor e Ser, localizado na Avenida Rio Grande, nº 580, bairro Antônio Geraldo. As próximas aulas acontecerão nos dias 6 de abril e 5 de maio.

“O curso é gratuito e ainda temos vagas para as Oficinas de Filtro dos Sonhos e Bonecas, as interessadas devem entrar em contato pelo número do WhatsApp: 77 99923-9541 ou vim até o Espaço Flor e Ser”, explica Carla.

Ela também relata que o curso busca capacitar mulheres por meio das artes manuais, fortalecer autoestima e confiança, e ainda, resgatar e preservar tradições artesanais, relatando a importância da Lei Paulo Gustavo que no município conta com o direcionamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“Com apoio da Prefeitura através da Lei Paulo Gustavo, foi possível contratar profissionais capacitadas para o desenvolvimento das oficinas, entre elas, psicóloga, artesã, pedagoga, terapeuta, intérprete de Libras, musicista, criar um ambiente acolhedor e relaxante no Espaço Flor e Ser e, também, oferecer uma oficina com todo o material gratuito. Esse projeto é dedicado em fortalecer as habilidades criativas e proporcionar oportunidades para mulheres desenvolverem suas capacidades em coletivo, fomentando a inclusão e oferecendo oportunidades de desenvolvimento para mulheres de diversas comunidades”, ressaltou Carla Thomé.

Dircom/PMB – 12.3.2024